EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

4 de Junho de 2020

Sorriso faz bem a quem dá e é revigorante para quem recebe

Um belo sorriso carrega a energia da alegria e da abundância que todos buscam em 2020. Seja leve!

Os problemas na economia, na segurança e na política tornaram a vida de todos tão mais complexa, que fica fácil esquecer como sorrir no espelho, aos vizinhos, trabalho, para o marido ou para a esposa, pode fazer bem.

E para quem recebe o sorriso, costuma ser revigorante. Nas palavras do dramaturgo William Shakespeare, “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”.

“Toda vez que quero mudar meu estado emocional, recorro ao sorriso. Faz bem a mim e a todos à minha volta. Tudo fica leve, natural, autêntico, como tem de ser. Ou seja, tudo volta ao que (de verdade) já é”, conta o publicitário e expert em marketing direto e planejamento Luiz Buono, que recentemente transformou tudo em sua agência: está mais moderna, criativa, ágil, colaborativa. Luiz sempre acreditou no poder destas três palavras: energia, vibração e frequência. “Como somos feitos de átomos em vibração, nosso bem-estar depende da qualidade da energia que pulsa dentro de nós. Nesse sentido, um dos mais poderosos instrumentos que temos para elevar essa frequência vibratória é justamente sorrir. Para mim, o sorriso é a energia da prosperidade, da abundância”, comenta ele, avisando que não está falando da abundância material, mas sim da relacionada à alma e à alegria de estar vivo, pleno, inteiro.

Sorrir é um gesto aparentemente simples e, o melhor, grátis. Mas, cientificamente falando, é resultado de uma complexa resposta neuronal, que envolve distintas áreas do cérebro responsáveis pela avaliação cognitiva de que algo (real ou imaginário) nos surpreende positivamente. Elas produzem uma cascata de neuro-hormônios (como serotonina, dopamina, adrenalina etc.) que vão modular o funcionamento do organismo e da mente, gerando bem-estar físico, psíquico e social”, segundo o psicólogo Armando Ribeiro, que é professor de Medicina Integrativa e Psicologia, além de consultor em gestão do estresse, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Quando o sorriso é autêntico

Ele provoca o relaxamento muscular, melhora o fluxo sanguíneo, alivia a dor, melhora a resposta imunológica, diminui o estresse, a ansiedade e a depressão. E Armando Ribeiro avisa que nosso cérebro é dotado da capacidade de diferenciar um sorriso autêntico de outro falso ou forçado. “O autêntico estreita as relações sociais e afetivas, contribuindo para a harmonia do grupo. Ele é espontâneo na infância, mas rapidamente a cultura e os costumes podem modificar a expressão do sorriso autêntico, facilitando ou bloqueando a sua expressão. Um sorriso autêntico pode contagiar as pessoas ao redor e nos fazer sorrir espontaneamente, resultado da ativação neural.

“Sou suspeita para falar, mas não há nada melhor do que sorrir”, comenta a cirurgiã-dentista Talita Bender, que especializou-se em Harmonização Orofacial. “Quando sorrimos, liberamos endorfina e serotonina, mais conhecidos como hormônios da felicidade. Sua liberação ativa o sistema imunológico, age como analgésico natural, diminui a pressão arterial e o estresse.

Sorriso em grupo

Betti, diretora-executiva da organização humanitária Plan International Brasil, que no dia a dia já é bastante sorridente, está mais radiante ainda porque um dos projetos do seu coração, a Escola de Liderança para Meninas, acabou de ganhar o prêmio Direitos Humanos da União Europeia.

Esse reconhecimento dá a oportunidade de acessar mais meninas e, conjuntamente, construir um novo cenário, prevenindo violências baseadas em gênero, como o casamento infantil (o Brasil é o quarto país no mundo), e desenvolvendo habilidades para a vida, conhecimentos sobre direitos e participação cidadã. “Ver uma menina falar com confiança, ter a sua voz ouvida em espaços que não frequentava, fazer suas próprias escolhas é o que me encanta, me faz sorrir e me dá energia para seguir em frente”, diz a diretora, comemorando mais uma conquista.

Por tudo isso, para 2020, Armando Ribeiro recomenda: “Busque os seus objetivos, sem abrir mão de sorrir. Comemore cada passo conquistado e espalhe o sorriso autêntico, contagiando as pessoas ao seu redor”.

Tudo sobre: