EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

4 de Junho de 2020

Saiba como flores e plantas podem ajudar no período de isolamento

Elas equilibram a umidade dos espaços, limpam o ar e ajudam a relaxar o corpo

Nunca se passou tanto tempo em casa. E deixar os ambientes mais bonitos e perfumados pode tornar o período de isolamento social, devido à pandemia, muito mais fácil de encarar. Para isso, aproveite bem as plantas e flores. 

A decoradora e florista Pupy Zogaib comenta que as flores equilibram a umidade dos espaços, limpam o ar e ajudam a relaxar o corpo. "Nesse período, elas favorecem a conexão com a natureza. Além disso, suas cores podem nos relaxar e diminuir as doses de adrenalina no corpo. Como resultado, os níveis de energia crescem e o cérebro recebe mais oxigênio".

Para ela, as plantas, de um modo geral, também nos ligam ao divino, em um sentido inconsciente. “Hoje em dia, quase todo mundo mora em apartamento e vive muito fechado, ainda mais nesse momento atual. Antigamente, as pessoas viviam livres e soltas. Portanto, colocar algo vivo dentro de casa ajuda a se reconectar (ao divino)”. 

Dose de carinho 

Felipe Vilarinho, da Gardênia Flores, tem notado que as pessoas estão se interessando mais pelos arranjos, seja para dar de presente ou mesmo para enfeitar a residência. "Eles dão um colorido todo especial, alegram os espaços e, nessa época, precisamos cada vez mais disso", comenta o empresário. 

Pupy lembra que agora, mais do que nunca, deve-se dar mais vida à casa. "A crise levou ao descarte de 40% da produção nacional de flores, criando uma situação muito difícil para os pequenos produtores e para floristas que decoram os eventos. Precisamos do apoio da população para ter flores em casa, pois, além dos inúmeros benefícios, vamos precisar desses profissionais quando isso tudo acabar". 

Mais dicas 
Para a florista, há várias opções e maneiras de inserir as flores na decoração. "Você pode usar tanto na área interna quanto em espaços externos. Uma boa ideia é utilizar vidrinhos ou potes que você tem em casa e fazer pequenos arranjos, incluindo-os em mesas, aparadores... Fica bonito e é fácil de cuidar. Caso prefira fazer com água, deve trocá-la diariamente".

Outra sugestão é misturar flores e plantas, de modo a criar uma composição. “Eu acho isso lindo. Mas prefira algo que combine com a decoração para não ficar poluído, pois a ideia é justamente trazer paz e harmonia”. 

Embora o uso desse recurso seja livre, vale tomar alguns cuidados. "Por exemplo, se a flor vai ficar em uma mesa de refeição, ela não deve ser muito perfumada, para não interferir no paladar". 

Para quem não tem tanta paciência e não abre mão de plantas em casa, as suculentas são uma ótima alternativa. "Elas são fáceis de cuidar. No terrário de suculenta, só é preciso colocar pouca água, de 15 em 15 dias se o tempo estiver quente e úmido. Caso contrário, uma vez por mês", ensina Vilarinho. 

As plantas suspensas e os jardins verticais também entram no rol de possibilidades. "Eles fazem sucesso porque podem ser colocados em pequenos espaços. Além disso, são originais, pois cada um faz do jeito que gosta, e cabem em qualquer lugar", ressalta Pupy.

Tudo sobre: