Saiba como diferenciar gripe, resfriado e sinusite

Veja a diferença dos sintomas de covid e outras doenças

Por: Thaís Lyra  -  04/04/21  -  13:15
Basta um espirro e a gente já se assusta
Basta um espirro e a gente já se assusta   Foto: adobe stock

Para não se confundir
Não tem jeito: a qualquer espirro ou sinal de problema respiratório, a gente já pensa em covid-19. A pediatra Flávia Oliveira alerta que é importante uma avaliação médica para fazer o correto diagnóstico.


“Infelizmente, a maioria dos casos de doenças respiratórias tem seu início muito parecido, o que ressalta ainda mais a necessidade de acompanhamento e afastamentoda pessoa de suas atividades habituais”.Porém, cada doença tem algumas características específicas.


Confira:


Gripe. Causada pelo vírus influenza, tem início que costuma ser súbito, acompanhado de febre, dores no corpo e mal-estar. Podem aparecer ainda dor de garganta, tosse e coriza.


Resfriado. É provocado por vírus como rinovírus, adenovírus, coronavírus. “Aliás, a família do coronavírus é a segunda maior causa de resfriados”. Traz sintomas como coriza, congestão nasal e tosse.


Rinite. Quadro alérgico com fatores desencadeantes de acordo com cada paciente, como poeira, mudanças climáticas e contato com animais. Não tem febre ou comprometimento do estado geral.


Sinusite. É um quadro infeccioso que pode ser viral ou bacteriano. Costuma ocorrer após quadro arrastado de resfriado ou de uma crise mais expressiva de rinite.Entre os sintomas estão tosse porperíodos prolongados, principalmente à noite, ocorrendo gotejamento de secreção por trás da garganta, o que gera irritação. A avaliação médica irá determinar a necessidade ou não de uso de antibióticos.


Logo A Tribuna
Newsletter