Sabia que o otimismo é uma vitamina poderosa?

O momento atual exige soluções criativas e inovadoras para se superar obstáculos

Por:  -  07/03/21  -  16:43

Pesquisa revelou que 76% dos brasileiros se consideramotimistas,mesmo diante de todas as dificuldades vivenciadas durante este ano.Olevantamento mostrou ainda que esse número é maior do que a média global, de 56%, e que pessoas otimistas tendem a ser mais criativasdo que as pessimistas. Esses dados fazem parte do trabalho realizadopor MartinSeligman, um dos pioneiros da Psicologia Positiva.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O momento atual exige soluções criativas e inovadoras para se superar obstáculos,e para Erik Penna, especialista em gestão de pessoas, é sempre possívelse reinventar. Além disso, os otimistas também vivem mais, apresentam menos doenças cardiovasculares e prosperam mais nos negócios.


Outras pesquisas apontam que o simples fato de uma pessoa mentalizar algo positivo sobre uma situação que poderá ocorrer no futuro já aumenta em até 27% a liberação de endorfina, o hormônio conhecido como analgésico natural e que, além de aliviar dores, desenvolve a memória, aumenta a concentração, melhora o humor e enriquece o sistema imunológico. “Lembre-se: a voz que você mais escuta é a sua, então transbordeotimismo. Tenha mais paixão pelo hoje e que venha o amanhã”, afirmaErik Penna. Confira quatro dicas infalíveis para treinar o jeito otimista de ser:


Pensamentos


A gente só consegue pensar uma coisa de cada vez.Na psicologia, a lei da substituição do pensamento ensina que nãoadianta lutar contra um pensamento negativo. Quando isso ocorre,o mais indicado é trocar tal pensamento por alguma coisa positivaou, simplesmente, pensar em algo que te deixe feliz.


Autorresponsabilidade


Acabe com a autopiedade e o sentimentode coitadinho, pare de culpar os outros pelas coisas negativas que acontecem na vida,assumao protagonismo da sua própria existência.


Atos degentileza


Um dos termos mais buscados na internet durantea pandemia foi como ajudar, ou seja, as pessoas gostam de ampararo outro e se sentem mais felizes quando ajudam o próximo.


Efeito propagador


Não tem como plantar laranjas e colher morangos.A vida é um espelho. Por isso, seja otimista, faça o bem e provavelmentea sua colheita será compensatória e abundante.


Logo A Tribuna
Newsletter