Saúde bucal dos pets em dia

Quatro em cada cinco cachorros com mais de 3 anos de idade sofrem de periodontite

Quatro em cada cinco cachorros com mais de 3 anos de idade sofrem de periodontite, doença causada pela placa bacteriana nos dentes. Sem tratamento, pode provocar perda dos dentes e inflamação em outros órgãos. Porém, pouco se fala em prevenção para os pets, segundo Marcello Roza, doutor em Odontologia Veterinária, sócio-fundador e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Ele explica que, além dos produtos em forma de petisco que reduzem o acúmulo de bactérias nocivas, a melhor forma de prevenção é a escovação com cremes dentais específicos para pets. E ensina como fazer: “O ideal é que o cão seja colocado em uma superfície alta e lisa, em local sem distrações. A escovação deve ocorrer sempre no mesmo horário. Primeiro, o tutor tem de inserir apenas o dedo, massageando a gengiva e os dentes, para que o cão se familiarize com a ação. A repetição é o elemento chave para que o procedimento seja algo tranquilo tanto para o pet quanto para o tutor. Aos poucos, introduza a escova com creme dental para pets”. Cães com feridas na face, coceira no focinho, dificuldade para pegar o alimento, redução do apetite e produção excessiva de saliva podem já estar com o problema. Aí, é preciso ir ao especialista

 

Tudo sobre: