EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

8 de Agosto de 2020

Rituais de recomeço ajudam a renovar ambientes para o novo ano

Ano novo, vida nova! Com a chegada de 2020, nada melhor do que iniciar ciclo novo na vida e no lar. Especialistas em feng shui e organização orientam como renovar os ambientes

Contagem regressiva para 2020. Tem gente que já comprou agenda nova, há quem ainda não tenha feito planos e os que não conseguem fechar um ciclo em paz sem uma última faxina ou renovação em casa. Para todos esses, a boa notícia é que dá tempo. Especialistas em feng shui explicam que o ritual de recomeço para o lar pode ser antes ou depois das festas. Seja qual for a sua preferência, há como, a partir de medidas simples, renovar as energias dos ambientes.

A seguir, Anna Carla Lourenço do Amaral, do Instagram Caderno de Cabeceira e consultora do site Feng Shui para Todos, e Cris Ventura, blogueira do Canto do Feng Shui e colunista do site Personare, ensinam desde a forma certa de banhar a casa até que itens trocar.  

Além delas, a personal organizer Karen Mascareñas alerta que bagunça atrai mais bagunça. E para quem tem dificuldade em manter a casa em ordem, ela elenca estratégias para aprontar tudo até o dia 31 e, depois da virada, manter cada coisa no seu devido lugar.

Faxina
Para purificar todos os ambientes, Cris recomenda a limpeza convencional, passando no chão um pano úmido com chá de folha de eucalipto ou com óleo essencial de eucalipto ou ainda com o desinfetante à base da planta. “É que essa espécie tem quase o mesmo poder do sal grosso. Ela purifica, mas sem riscar o chão, como o sal”.

Renovação
Muitas pessoas são apegadas a sapatos e roupas. Há os casos até de calçados bonitos, mas que nunca saem do armário, porque machucam. A ideia é encarar o desapego e dar lugar para o novo, 
mesmo no armário. “Senão, a energia fica parada e pode causar bloqueios na nossa vida. Às vezes, você tem chance de promoção e sobe outra pessoa. Se a energia boa passa e tudo está ocupado com a bagunça, ela vai embora”, observa. 

Organização
 Para colocar tudo em ordem, a personal organizer Karen Mascareñas indica começar por armários e brinquedos. Quem nunca fez isso pode praticar com a ajuda do exercício de solidariedade e da sistemática. “Coloque em sacos ou caixas, mas, em lugares diferentes, as roupas de verão e as de inverno. E então, (uma a uma) comece a revisar o que não foi usado nos últimos dois anos”, ensina ela, indicando destinar o que está em bom estado a quem precisa. 

Especialmente para os pequenos
Essa prática também pode ser feita com as crianças nos armários delas. A ideia é ensinar esse hábito desde a infância. “As crianças precisam participar e aprender desde cedo a importância da organização e da doação. O final de ano é o melhor momento de despertar a consciência delas”, aponta Karen, que diz ainda que as caixas organizadoras são perfeitas para ajudar na tarefa de divisão do que vai ficar.

Para manter
Na hora de revirar as gavetas e os armários, sempre aparecem itens que há tempos não eram vistos ou que estavam fora do lugar. Nesse caso, organizadores, caixas e colmeias ajudam a manter tudo visível 
e em ordem, indica a personal organizer. “Crie o hábito de colocar os alimentos em potes e de etiquetar de forma que a data de validade fique à mostra. Seja criativo. Sabe aqueles ganchos de banheiro em que você pendura toalhas? Eles podem te ajudar na hora de organizar bolsas e colares, por exemplo”, 
explica Karen Mascareñas.

Mais vida
Cris Ventura recomenda ainda que como em 2020, segundo a astrologia, haverá influência de Saturno em Capricórnio, trazendo forte energia da terra, deve-se aproveitar para colocar sinos de vento de metal, plantas novas ou com terra renovada, que são ótimas companheiras para a casa. “Se não tiver flores, o alecrim é a planta do astral e da alegria. A lavanda tranquiliza. O manjericão representa o amor. São formas de dar mais emoções ao lar”.

 Bons ares
Para finalizar, Anna Carla recomenda defumar a casa com o incenso de Palo Santo. “Ele atua como um equilibrador e harmonizador do ambiente, limpando as energias negativas e atraindo bons fluídos e vibrações. A sálvia branca também é muito boa e efetiva para dissipar energias negativas, lembrando que a defumação deve ser feita sempre dos fundos para a porta de entrada”.

Arsenal para a boa energia fluir 

  • O incenso Palo Santo é ótimo para limpar energias negativas.
  • O alecrim é a planta da alegria. Pode servir como tempero ou chá. 
  • Nos armários, são essenciais organização e desapego.
  • Um sino dos ventos é outro bom aliado no ritual de renovação.
  • Caixas organizadoras ajudam na tarefa de perseverar na arrumação, mantendo o ambiente em ordem.
Tudo sobre: