EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

9 de Agosto de 2020

Receita de caldo de legumes caseiro para eliminar os cubinhos da sua cozinha

Nada de usar caldos industrializados que são cheios de sódio e gordura

O caldo é um ingrediente muito importante no preparo de pratos como sopas, risoto, molhos. As versões industrializadas são repletas de sódio e gordura. E fazer um caldo de legumes em casa deixa as receitas bem mais gostosas e nutritivas. E não é difícil, pelo contrário. É possível prepará-lo e congelá-lo por três meses. Na geladeira dura até cinco dias. Você pode colocar em potes de tamanhos diferentes para usar à medida que for precisando. 

A nutricionista Tatiana Branco explica que os malefícios das versões indutrializadas, tanto em pó, líquida ou em cubos são os mesmos. “São ricos em gorduras saturadas e trans, sódio e glutamato monossódico, que está relacionado ao ganho de peso e dores de cabeça, além de sobrecarregar rins, causar hipertensão arterial e outros problemas cardiovasculares”. 
Então, anote essa receita fácil de caldo de legumes e prepare na sua casa.


Caldo caseiro de legumes
Ingredientes: 5 litros de água;  3 talos de salsão picado grosseiramente; 1 cenoura picada grosseiramente; 1 cebola cortada ao meio com 2 cravos espetados; 1 ramo de alecrim, 1 ramo de salsa (ou as ervas que preferir); alguns grãos de pimenta; 1 dente de alho e 2 folhas de louro.

Preparo: em uma panela grande adicione todos os ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo, sem mexer para não turvar, por 40 minutos. Depois, deixe esfriar e coe. Se quiser, tempere com sal a gosto depois de coar. Guarde em potes ou até em recipientes de gelo, leve ao congelador e vá usando por até três meses.O sabor final depende do que você colocar. 

Dicas: se quiser dar sabor oriental, use gengibre. Se quiser um caldo mais claro, tire a cenoura. Se quiser mais forte, coloque mais dentes de alho picados.

- Você pode aproveitar as aparas e cascas (orgânicas) de legumes que quiser. Se for orgânico, use com casca, bem lavado. Se não for, tire as cascas. 
- Para fazer um caldo de frango, coloque pedaços de frango (eu prefiro sem pele e com osso) quando a água do caldo já estiver quente. Depois, você pode desfiar o frango e usar em tortas, sopas, fricassê etc.  

Tudo sobre: