Quer aprender uma rotina de beleza fácil? Só clicar!

Limpeza de pele sem complicação e com poucos produtos

Com o boom da tendência k-beauty, produtos que ajudam na rotina skincare nunca estiveram tão em alta. Porém, diante de tantos steps, que pode chegar na aplicação de 7 ou mais produtos por dia e período, o que era para ser algo prático, acabou se tornando uma tarefa cansativa, confusa e financeiramente pesada para muitos. Para pôr um fim a tantas regras e passo a passo que tem por aí, a dermatologista especialista em cosmiatria e parceira Souvie, Luciana Garbelini faz um resumo dos produtos essenciais para um cuidado diário da pele.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

“A primeira lição é entender a ordem correta dos produtos. Isso faz toda a diferença para a eficiência de cada cosmético. Quando usados de maneira aleatória, o consumidor apenas desperdiça o produto”. 

 De acordo com a especialista, uma boa rotina skincare se resume em três pontos: limpar, esfoliar e hidratar.  “Os cosméticos têm funções macros que, no geral, se resumem em promover a limpeza, esfoliação ou hidratação. A partir delas, surgem as funções micros, que são voltadas para finalidades específicas”. 

 Passo 1: limpeza

“Aqui eu indico, basicamente, dois produtos: mousse de limpeza e água micelar. Serve para fazer aquela faxina pesada na pele, que remove poluição, maquiagem e suor. Depois, a água micelar vai fazer o efeito de purificar a pele e remover o que sobrou de impurezas na pele”.   

Para zero desperdício, Garbelini indica que esse passo seja realizado de manhã e à noite, antes de dormir. “No caso do mousse, uma quantidade que consiga massagear o rosto inteiro é o suficiente. Exagerar na quantidade não vai tornar o produto mais eficiente”. 

Na sequência, a expert indica que a água micelar seja moderada em um algodão levemente umedecido – não encharcado, para que a limpeza seja completa e econômica. 

Passo 2: esfolição

“A esfoliação não é diária e sim, no máximo, duas vezes por semana. Ela ajuda a remover as células mortas da pele, auxiliando que os componentes dos cosméticos atuem de forma mais profunda na pele”. 

Para esse step, o esfoliante pode ser usado em pequena quantidade, após a limpeza, massageando com as mãos por alguns minutos em movimentos leves e circulares, até que o produto seja completamente absorvido. Depois, enxague até a remoção completa do produto. 

Step 3: hidratação 

“Vá de sérum. Por ser um produto mais concentrado, ele vai agir muito bem na hidratação profunda da pele, seja ele para dia ou noite. Ele auxilia na redução de rugas, linhas de expressão, hidratação, é antioxidante e ajuda na firmeza da pele. É, sem dúvidas, o melhor investimento”.

 A aplicação de séruns deve ser moderada. “O produto, por si só, já é mais concentrado e, consequentemente, de fácil absorção. Inclusive, é um produto que pode ser usado até antes da maquiagem por ter uma textura mais leve”. 

 

Tudo sobre: