EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

Quatro dicas para aprender a dizer não sem parecer um vilão

Veja quatro dicas do professor de MBA da Fundação Dom Cabral, Uranio Bonoldi, que vão te ajudar

Você geralmente diz sim para tudo que te pedem? E ainda acaba cedendo a esses pedidos, mesmo estando com a sua agenda cheia? Então está na hora de começar a dizer não. Principalmente para se tornar um bom líder, às vezes, é preciso colocar o pé no chão e negar pedidos e convites, mesmo que isso signifique recusar uma boa oferta ou a ideia de um colega de equipe.

Mas não é fácil dizer não e pode até ser que você não se sinta bem, achando que isso pode ofender ou chatear alguém. Porém, dizer não é tão importante quanto dizer sim e é necessário, por muitas razões. Se você for cuidadoso, é possível recusar uma oportunidade sem se sentir mal ou parecer rude.

Veja quatro dicas do professor de MBA da Fundação Dom Cabral, Uranio Bonoldi, que vão te ajudar.

Eu não quero decepcionar

Talvez a solicitação não esteja dentro do seu conhecimento ou da sua zona de conforto. Ou talvez não seja algo pelo qual você seja apaixonado, sinta motivação em fazer ou não condiga com seus valores. Seja qual for o motivo, a conclusão é que você se importa e não quer decepcionar.

Você pode até indicar alguém mais qualificado mostrando que realmente quer ajudar.

É uma ótima ideia! Mas...

Comece com algo positivo, elogiando sinceramente ou agradecendo à pessoa por pensar em você e pela sugestão. Em seguida, você pode acrescentar um motivo honesto porque não pode aceitar a solicitação. Quando você explica a razão, as pessoas entendem e dificilmente ficarão chateadas ou desmotivadas.

Vou pensar a respeito

Essa é uma maneira educada e profissional de pedir mais tempo para considerar a ideia ou pedido. Isso quando você realmente acredita que vale a pena analisar novamente a solicitação no futuro. Então, ofereça a resposta em outro momento para que você possa dedicar toda a sua atenção nisso e decidir com calma. Mas é importante que você dê a resposta, ainda que negativa, pois não é nada profissional não retornar ao seu interlocutor. 

Eu tenho outra sugestão 

Se a resposta para algum pedido ou sugestão for não, ofereça à pessoa outra coisa, uma nova solução. Fazendo uma proposta diferente, você traz algo positivo para a conversa e consegue manter um bom relacionamento com os colegas. É importante ressaltar que muitas pesquisas sugerem que, quando tomamos uma decisão de uma maneira que nos permite mudar de ideia mais tarde, tendemos a ficar muito menos felizes com elas.  

Portanto, quando recusamos alguma proposta, precisamos nos esforçar para focar no bem que virá, e não se prender a arrependimento ou culpa. Talvez você fique mais descansado porque não foi a uma festa ou consiga liberar tempo para outra atividade. Seja qual for o caso, concentre-se no resultado positivo do seu esforço. 

Tudo sobre: