Produtos de limpeza pet previnem doenças e ainda exterminam o coronavírus

Desinfetantes convencionais não são suficientes para eliminar alguns dos vírus e protozoários causadores de problemas a cães e gatos. Limpador específico ajuda no bem-estar da família e dos pets

Por: Sheila Almeida  -  20/09/20  -  12:20
Quem tem um pet em casa deveria apenas usar soluções à base de amônia quaternária
Quem tem um pet em casa deveria apenas usar soluções à base de amônia quaternária   Foto: Adobe Stock

Em tempos de coronavírus, todo mundo aprendeu a higienizar as mãos e os ambientes com álcool em gel 70%. Mas pouca gente lembra que os pets também precisamde uma desinfecção específica – não por conta da pandemia,mas pela prevenção de várias outras doenças. Afinal, há alguns parasitas comuns aos animais que não morrem com desinfetante ou água sanitária – produtos que até podem fazer mal a eles. Quem tem um pet em casa deveria apenasusar soluções à base de amônia quaternária, capaz de eliminar os causadores de diversas doenças, inclusive o coronavírus.


Quem pesquisa o preço se assusta no início. Há várias marcas e o valor do litro do produtocostuma variar entre R$ 55 e R$ 80. Mas o uso nunca é puro. A diluição leva entre 2 e 5ml para cada litrode água. No fim, cada embalagem rende no mínimo 200 litros – deixando o custo também diluído.


Giuliana Petri, docente de Farmacologia e Toxicologia Veterinária na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), lembra que a giárdia, por exemplo,é um protozário que causa diarreia nos animais e não morre fácil.


“Tem que passar a amônia quaternária no chão. É o mesmo produto que a gente usa nasclínicas veterinárias entre os atendimentos e no centro cirúrgico”.


Não é só a giárdia que nãoresiste à limpeza correta. Segundoa veterinária, o vírus da cinomose – doença altamente contagiosa que provoca problemas neurológicos – permanece nos ambientespor cerca de três meses.


A parvovirose, que causavômitos e diarreia com sangue, pode permanecer no ambiente até dois anos, mesmo após asaída do animal doente do local.Assim, ao se mudar de casaou apartamento ou mesmo usualmente, o ideal é limpar o lar onde moram pets com os produtos específicos.


“Eu mesma, bem antes do coronavírus, já mantinha um pano molhadocom a solução já diluída, sobreo meu capacho na entrada.Antes de entrar em casa, limpavaos sapatos com esse produto, porque sempre trazemos sujeirada rua. E a giárdia, por exemplo,é zoonose. Passa do animal paraa gente”, observa a veterinária.


Alergias
Renato Capelo Saibun, especialista em dermatologia veterinária,conta que muitos animais alérgicos pioram os sintomas por contados produtos de limpeza comuns usados no dia a dia. Nesse caso,a substituição reduz os problemas.


“Tem que diluir corretamentepara não causar toxicidade. Muita gente pensa que é o contrário, porque é um produto caro e forte, mas não”, diz ele, lembrando que depois de passar a solução já diluída no chão, não se deve enxaguar o local. “E se combinar com outros produtos de limpeza, perde a eficácia”.


Se o animal tem casinha de tecido, roupas, costuma dormir na cama ou com almofadas, também vale colocar uma xícara da solução ja diluída na máquina de lavar, junto a lavagem desses itens. “E uma vez por mês é legalutilizar no pote de água e comida para lavar e afastar qualquer problema”, conclui Saibun.


Logo A Tribuna
Newsletter