Plano dos três anos ajuda a realizar sonhos de consumo

“Não desperdice pequenos valores e faça sacrifícios", indica Marcelo Santos

Por: Marcelo Santos  -  18/03/19  -  09:05
  Foto: Marcelo Padron

Quer ter sempre, no mínimo, uma poupança de reserva e realizar seus sonhos de consumo? Basta começar a se preparar três anos antes. Podem ser dois, quatro ou cinco anos, ou até mais, dependendo de sua ambição. Mas nada de parcelar. Muitos adotam essa opção pela pressa e pelo valor que cabe no bolso. Aí, vem aquela surpresa e se descobre que o bolso é mais curto.


O primeiro passo é esmiuçar seu sonho de consumo. Qual o preço dele, qual o custo mensal para a manutenção (pode ser um carro), o valor do seguro, gastos adicionais (roupas de frio para a neve) e despesas variáveis (dólar)?


Com base nesse orçamento, levante as fontes de recursos. Veja se tem algum bem que pode ser vendido ou trocado, como um carro mais caro por um mais modesto, compre celular mais em conta (eles já custam R$ 9 mil!) e segure os gastos com balada e restaurantes. Não desperdice pequenos valores e faça sacrifícios. Simule tudo e veja a quantia mensal a ser poupada. Seja rigoroso, sempre anotando para saber se o objetivo está sendo atingido. Para realizar seu sonho, potencialize suas economias, aplicando mês a mês sua meta de poupança. Escolha antes onde irá deixar esse dinheiro. A sugestão é ser conservador, principalmente se seu sonho for de curto e médio prazos (até cinco anos). Não precisa investir na caderneta, que está apenas empatando com a inflação. Veja títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic, e fundos DI ou CDB. Dá para destinar uma parte para multimercado, fundo que mistura vários tipos de ativos, como títulos públicos e ações. Se algum investimento render pouco, talvez o outro compense a decepção.


Viagem ao Exterior
Caso seu sonho seja uma viagem internacional, compre dólares ou euros aos poucos. Veja quanto terá que levar (entre 80 e 100 dólares ou euros por dia) e faça compras pequenas por mês. Adie apenas se houver a disparada da cotação, mas jamais deixe de comprar apostando na queda, pois ela pode não vir. Acesse na internet o Boletim Focus, do Banco Central, que traz a média da previsão dos economistas para o dólar no fim do ano e no próximo.


A cada seis meses, refaça seu orçamento, pois os preços podem mudar bruscamente, principalmente se há correção por moeda estrangeira ou gasto com combustíveis. Importante: controle suas informações, anotando tudo em um bom e velho caderno ou no seu aplicativo de finanças pessoais. Controle é fundamental para atingir seus objetivos.


Ajuda do Banco
Porém, surpresas acontecem e você pode não atingir a meta, precisando de um financiamento. Tomar dinheiro emprestado não é um erro, isso se pesquisar as taxas de juros e utilizar o dinheiro apenas para complementar seu sonho. Jamais leve em conta somente o tamanho da parcela do empréstimo, concentrando-se no tempo que irá pagar. Assim, você poderá atingir outros sonhos sem ficar com as contas no vermelho.


Trace Seu Plano
- Defina seu sonho de consumo
- Veja quanto ele vai custar
- Verifique quanto já tem guardado e quanto terá que levantar daqui para frente
- Desse valor que quer levantar, veja quanto terá que poupar todo mês. Para isso é preciso fazer um orçamento com todas as despesas e receitas mensais
- Com base em quanto dinheiro falta, divida esse total por 36 (três anos). Se a economia mensal for alta para você, aumente o prazo
- A cada seis meses, refaça suas contas, principalmente se seu sonho inclui moeda estrangeira ou combustível
- Se o sonho for uma viagem internacional, estime quanto precisará comprar em dólar e faça compras pequenas todo mês
- Nesse período todo é preciso conter o consumismo e mudar hábitos para potencializar a poupança que será feita


Logo A Tribuna
Newsletter