EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

13 de Julho de 2020

Pão de calabresa com cheddar, receita de padaria para fazer em casa

Anote os truques e faça no fim de semana para a família

Preparar pão em casa é uma terapia. Isso sem contar o perfume delicioso que invade a cozinha. Essa receita é de padaria mesmo, de profissional, mas não é difícil. Pão Português de calabresa e cheddar, da Padaria Orquidário (José Menino, em Santos). Anota e faz no fim de semana. 

Ingredientes massa: 2kg de farinha; 40g de sal; 10 g de açúcar; 100g de margarina; 4 ovos; 200 ml de azeite; 50g de fermento biológico seco e cerca de 500 ml de água.

Recheio: 500g de calabresa moída e 500g de cheddar cremoso. Para pincelar:2 gemas e parmesão o quanto baste. 

Preparo: misture a farinha, o sal, o açúcar, o fermento, a margarina, os ovos e coloque água aos poucos até dar o ponto de uma massa macia. Vá incorporando metade do azeite até ficar homogêneo. Besunte a massa com o restante do azeite e cubra para descansar – espere até dobrar de tamanho. Depois de cerca de 1 hora, divida a massa em duas partes.
Abra cada pedaço em um retângulo. Com a faca, faça tiras laterais de cerca de 8 cm de cada lado. No centro, coloque o recheio (metade de calabresa e metade de cheddar). Feche as tiras sobre o recheio, intercalando de um lado e de outro. Arremate as pontas. Repita a mesma operação com o outro retângulo. Ponha-os em duas assadeiras, untadas com manteiga e farinha.
A seguir, cubra-as e deixe descansar por mais 30 minutos. Pincele gema e polvilhe parmesão ralado em cada trança. Leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem douradinhas.

Tudo sobre: