Nioh 1 e 2 ganham versões remasterizadas para PS5 e PC e ficam ainda mais bonitos; leia análise

O polimento gráfico para o 4K se destaca nos efeitos de luz e sombra

Por: Stevens Standke  -  13/03/21  -  17:03
  Foto: Foto Divulgação

Sempre é válido revisitar um jogo bom, ainda mais quando ele ganha um upgrade no seu gráfico. Aproveitando a chegada da nova geração de consoles, a Team Ninja e a Koei Tecmo relançaram Nioh 1 e 2, agora remasterizados para o PS5. Os games – também disponibilizados para PC – podem ser adquiridos separadamente ou juntos, no pacote coletânea. Detalhe: quem possui os jogos originais consegue importar os saves para as novas versões, que têm alguns troféus extras, para alegria dos platinadores de plantão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Se, desde a sua estreia, Nioh 1 e 2 já contavam com um visual encantador, o processo de remasterização, como era de se esperar, deixou os games ainda mais bonitos. O polimento gráfico tem seu ponto alto nos efeitos de luz, nas sombras e nas texturas.Mas vale dizer: dependendo de como você configura os games, a qualidade do 4K pode cair um pouquinho. Isso ocorre principalmente quando se aciona a opção para os dois títulos serem rodados em 120 fps (quadros por segundo), em vez de 60 fps. Em compensação, o tempo de duração das telas de carregamento (o famoso loading), no geral, é mínimo.


Os efeitos de luz e sombra e as texturas enchem ainda mais os olhos
Os efeitos de luz e sombra e as texturas enchem ainda mais os olhos   Foto: Foto Captura PS5

Ideal para iniciantes


A coletânea remasterizada de Nioh não vai agradar apenas os fãs da franquia, também é ótima pedida para quem quer conhecer os jogos da série. Só que, como estamos falando de games inspirados pela família Souls, da FromSoftware, mesmo os mais acostumados com o nível elevado de dificuldade de Nioh e dos demais títulos do gênero devem dar uma calibrada nos seus conceitos de paciência e dedicação antes de jogar de novo as duas aventuras samurais. Afinal, a tendência é que a pessoa – por mais avançadas que sejam as suas habilidades nos videogames – morra inúmeras vezes.


Ah... Outro atrativo dos jogos remasterizados é o fato de trazerem todas as DLCs lançadas para eles. No caso de Nioh 1, fazem parte da lista as expansões Dragão do Norte, Honra Desafiadora e Fim do Banho de Sangue. Enquanto Nioh 2 vem com os extras O Discípulo de Tengu, Trevas na Capital e O Primeiro Samurai.


Algo muito legal em ter logo de cara a edição completa de cada game é que isso permite utilizar, por exemplo, armas, roupas e acessórios mais poderosos já nos primeiros minutos de diversão.


Repare o maior detalhamento gráfico nesta luta contra chefe de Nioh 1 (Foto: Captura PS5)

O charme do Japão feudal


Ambientados no Japão feudal e com legendas e menus em português, Nioh 1 e 2 mesclam acontecimentos históricos com doses generosas de fantasia e de folclore oriental. No primeiro jogo da série, o pirata inglês William desembarca em solo nipônico para coletar o máximo que conseguir de Amrita, para enviar diretamente ao Reino Unido, pois essa pedra, além de preciosa, possui energia sobrenatural que concede habilidades especiais a seu dono. Mas William, depois de fugir da cadeia, vai se transformando em um samurai, para ajudar a livrar o Japão de ameaça arquitetada pelos yokais, como são chamadas as criaturas do submundo.


Por sua vez, Nioh 2 se passa em período que antecede o primeiro episódio da franquia. Nessa sequência, você customiza o seu personagem, que deve evitar que o planeta vire uma verdadeira extensão do Reino Yokai. O protagonista do game pode ser um homem ou uma mulher; ele consiste em um ser híbrido (meio humano, meio demônio). Por causa disso, não conta só com o suporte de um espírito guardião como William, também se transforma temporariamente nessas criaturas ameaçadoras, recurso que enriquece ainda mais a dinâmica de jogo da série – e que se soma ao sistema de posturas de combate (baixa, média e alta) e às ferramentas para aumentar de nível armas, roupas, acessórios e habilidades do personagem.


E o on-line?


Nioh 1 e 2 têm modo multiplayer bem característico. Nele, dá para convidar outros usuários para auxiliar nas missões.


Em Nioh 2, dá para customizar seu personagem, que pode ser uma samurai (Foto: Divulgação)

Logo A Tribuna
Newsletter