Nichos e prateleiras são versáteis na decoração

É possível otimizar espaços com esses recursos

Por: Da Redação  -  02/11/20  -  01:13
Entre os materiais, drywall, madeira, incluindo o MDF, e alvenaria (Divulgação: Luis Gomes)
Entre os materiais, drywall, madeira, incluindo o MDF, e alvenaria (Divulgação: Luis Gomes)

Espaço de armazenamento extra ou puramente um elemento estético, os motivos para investir na execução de nichos e prateleiras na decoração são muitos.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Por serem elementos versáteis e que permitem aproveitar até mesmo uma sobra de um ambiente ou uma parede, caíram na graça dos arquitetos e designers de interiores que buscam soluções para otimizar os espaços de forma inteligente e bonita.


Entusiasta desses recursos e com projetos criativos, o arquiteto Bruno Moraes traz dicas para quem quer apostar em ambos. 


Para começar, o profissional enfatiza a diferença. Em linhas gerais, os nichos se configuram em formas fechadas, como retângulos, quadrados e até círculos. Já a prateleira se apresenta de forma aberta e linear. 


“Tanto um como o outro nos permitem uma criatividade infinita. São plurais, e é isso que tanto apreciamos no décor”.


Muito além da ideia de aproveitar, de maneira proposital nichos e prateleiras ocupam aquele vazio na parede, que geralmente seria aproveitado apenas por um quadro. Entre os materiais, ele destaca a madeira (incluindo o MDF), alvenaria e o drywall. 


Ao decidir utilizar um nicho embutido na parede, é preciso verificar a existência de infraestrutura dentro da parede, evitando problemas com encanamentos de água ou gás, por exemplo. “Há também o caso de paredes estruturais, colunas e vigas, que não podem ser quebradas sob o risco de prejudicar a estrutura da edificação".  


Logo A Tribuna
Newsletter