Mármore é revestimento que não sai de moda

Elegante e clássico, pode ser usado em diversos ambientes

Por: Por Thaís Lyra  -  14/03/21  -  18:45
No projeto de Cristina Penna, a pedra é o destaque da lareira
No projeto de Cristina Penna, a pedra é o destaque da lareira   Foto: Foto Sérgio Israel/divulgação

Não faltam adjetivos para definiro mármore, um revestimento atemporal e, que não importa a tendência, está sempre na moda. Elegante, clássico e multifuncional são só alguns dos termos que podem ser utilizados para ele.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“O mármore sempre é muito harmônico, deixa o ambiente com requinte de sobra e, ao mesmo tempo, proporciona resultado clean. Além de ser um material mais fácil de limpar”, ressalta MarianaGlerean, da Marmoraria Santista.


A arquiteta Claudia Villela lembra que, atualmente, ele é usado em todo tipo de projeto e espaço,sendo ele arrojado ou clássico.“Os mais utilizados são carrara,calacataetravertinos em geral. Outra vantagem é a durabilidade, pois sendo conservado da maneira correta resiste por anos”.


Como diz a arquiteta da Capital Patrícia Penna, o mármore hámuito tempo faz parte da históriada arquitetura. Porém, é preciso levar em consideração que setrata de um material delicado,com grande porcentagem de calcário em suacomposição.


“Por ser bastante poroso, precisa ser devidamente tratado. Convém evitá-lo em ambientes onde há contato direto com produtos abrasivos e drásticas variações de temperatura, pois perderá suas características e poderá trincar”, alerta Patrícia Penna. Para limpar, use apenas água e sabão.


Versátil, o mármore pode ser aproveitado de diversas maneiras, como revestimento de paredes, pisos, bancadas, lareiras (na área externa, apenas se houver isolamento térmico), em escadase até mesmo no mobiliário.


“Por sua maior fragilidade, sua aplicação em locais ao ar livre precisa ser muito bem avaliada,pois intempéries certamente modificarão sua superfície e o material poderá ser avariado”, comenta Patrícia Penna.


Bancadas e pisos de banheiro também recebem bem o mármore, já que não têm grande variaçãode temperatura. Mas há ainda a incidência da água, que modifica o material a longo prazo, e a abrasão e a gordura, ainda que mais leves, de produtos de uso pessoal e de limpeza, que, ao longo do tempo, vão se acumulando no mármore.


Arecomendação, portanto, é a mesma: requer sempre frequente manutenção da impermeabilização e pede cuidados de limpeza.


Com cara de novo


MarianaGlereanrecomenda que, para manter a pedra com “cara de nova”, basta fazer polimento a cada cinco meses e impermeabilização.“Assim, o mármore não fica tão poroso, o que evita a absorção de produtos e previne até mesmo o surgimento de possíveis manchas”.


Para a especialista, esse material ésuperversátile, sabendo onde usá-lo, o ambiente sempre vai ficar mais requintado, pois os “rajados” da pedra natural tendem a valorizarqualquer espaço. “Também dápara coordená-lo com outros revestimentos. O segredo ésempre buscar tonalidades parecidas para deixar o projeto harmônico”, orienta Mariana.Na hora de instalar, a profissional da Marmoraria Santista aconselha escolher profissionais qualificados. “Eles são a base de uma colocação com excelência. Tome sempre cuidado ao manusear a pedra,para nãomanchá-laou riscá-la”.


Logo A Tribuna
Newsletter