Luz azul pode prejudicar a saúde ocular; veja como evitar problemas

Oftalmologista explica que a incidência causa sérios danos

Por: Por Thaís Lyra  -  14/03/21  -  18:35
Fazer pausas no uso de aparelhos celulares é fundamental
Fazer pausas no uso de aparelhos celulares é fundamental   Foto: Adobe Stock

Fadiga ocular e miopia, principalmente em criançasestão entre as complicações causadas pelo excesso de exposição à luz azul, presente em lâmpadas fluorescentes, luzes LED e aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets ecomputadores.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com o professor doutor Marcello Colombo Barboza,docente em Oftalmologia ediretor do Hospital Visão Laser, crianças e jovens podem sofrerde olho seco, dores de cabeça e estímulo ao desenvolvimentode miopia, conforme estudos científicos.


“Nas populações mais idosas, degenerações na retina e catarata podem estar relacionadas à incidência de luz azul”. Mas o oftalmologista explica que ela também tem seu lado benéfico.“O corpo usa a luz azul do sol para regular os seus ciclos naturais de sono e vigília, conhecidos comoritmo circadiano. A luz azul ajudaa aumentar o estado de alerta,os reflexos, a elevar o humor e ampliar a sensação de bem-estar”.


O problema, portanto, começa quando há o seu excesso. “Como o seu comprimento é mais curto,ela cria um brilho que pode reduziro contraste visual e afetar a nitideze a clareza”. Segundo o médico,os filtros naturais de nossos olhos (córnea e cristalino) não oferecem proteção suficiente contra os raios de luz azul do sol, muito menos a que emana dos eletrônicos.


Por isso, Barboza indica estes cuidados:


  • Faça exame oftalmológico completo para tratar condições comuns que podem interferirna visão, como olho seco e prescrição dos graus dos óculos;
  • Ajuste o brilho das telas dos aparelhos. Considere alterar a cor do plano de fundo de branco brilhante para cinza frio. E fique ligado: alguns eletrônicos têmfiltro específico de luz azul;
  • Uma tela livre de poeira e manchas ajuda a reduzir o brilho;
  • Quando estiver ao ar livre, evite usar o dispositivo sob a luz solar;
  • Mantenha os aparelhos portáteis a uma distância segura de seus olhos e abaixo do nível deles;
  • Aumente o tamanho do textopara a tela ter mais definiçãoe
  • Pisquecom mais frequência;
  • A cada 20 minutos, faça uma pausa de 20 segundos e olhe para algo a seis metros de distância.

Logo A Tribuna
Newsletter