EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

23 de Agosto de 2019

Fique por dentro! Dicionário de tendências dos casórios para você

Direto do planeta dos noivos, selecionamos expressões e novidades para quem não quer perder nenhum detalhe

Preparar o casamento dá trabalho. Para ajudar, leia estas dicas: 

  • Signed chef. A Original Co. Catering Service, que atua em eventos corporativos e esportivos, apostando na cozinha artesanal do chef executivo Gui Salvadori, traz este diferencial para casamentos: “Fazemos parceria com chefs renomados, como o ex-MasterChef Luiz Filipe, para assinar um menu personalizado e realizá-lo na festa”, explica Daniel Maggi, sócio da Original. É possível contratar serviços de bartender, coquetel, jantar e lanche da madrugada (na linha comfort food). 
     
  • Video mapping. Ou projeção mapeada. Tecnologia no estilo da usada nos shows noturnos dos parques da Disney e da Universal, já pode ser contratada pelos noivos. É possível projetar no bolo, nas paredes do salão ou da fachada imagens relacionadas à história do casal ou ao tema da festa, por exemplo. O efeito é espetacular! 
     
  • Keep calm and marry on. O lema que significa “fique calmo (a) e case comigo” cai como luva nessa hora, mostrando aos noivos que o nervosismo não pode sufocar as emoções boas da celebração. Vide o que diz o promotor de eventos Marcio Barbuy: “Eu já fiz casamentos de R$ 20 mil e de mais de R$ 1 milhão. O que não tem preço? Os anfitriões ficarem satisfeitos e curtirem mais do que todos esse momento único”, garante o expert, que aconselha noivas ansiosas a relaxar dias antes em algum lugar e evitar o perfeccionismo. “Se a ideia era ter toalhas azuis-escuras, mas vieram num tom claro, os convidados nunca saberão e acharão tudo lindo do mesmo jeito”, continua o promotor, que organiza o casamento inteiro, incluindo achar o local desejado, como praia ou fazenda. Para ele, a adequação é mais determinante do que o montante de dinheiro, pois uma locação incrível minimiza outros gastos exorbitantes. “Aconselho fazer um planejamento financeiro e operacional (incluindo como será o transporte dos convidados) para aquilo que se deseja. Nem mais, nem menos”. 
     
  • Tecido hidrorrepelente. Pode ser uma boa para o terno do noivo que casar numa cerimônia ao ar livre, pois repele a umidade e a poeira. 
     
  • Efeito glow. Tem a ver com uma pele caprichada na cobertura das imperfeições e no iluminador, com viço mais natural. O make-up artist e hairstylist Kiko Delima completa: “Cuidado com a beleza para o seu grande dia! Não está indo para a balada. Resista aos modismos. A opção curinga na maquiagem é a tradicional, privilegiando uma pele iluminada. Busque referências (no meu Instagram profissional, @kikodelimafirst, publico fotos de trabalhos que fiz em noivas de vários estilos), respeitando hora e local da cerimônia, para não pecar nos excessos”. 
     
  • Simple wedding. O miniwedding se populariza como uma cerimônia mais intimista (até 100 convidados é o ideal) em espaços aconchegantes, como restaurantes, pequenas chácaras e até no quintal da casa dos avós. E quando os noivos cuidam de parte dos preparativos (como criar convites e enfeites), gera a tendência simple wedding
     
  • Elopement wedding. E se a dupla resolve não convidar ninguém? É econômico, evita uma porção de estresse e atende a quem deseja vivenciar o enlace de uma forma íntima. Casamento a dois é comum com famosos, para fugir dos paparazzi, e pessoas que tiveram romances anteriores e não querem dar satisfações sobre esse novo amor. Elope significa fuga, em inglês, e foi a escolha do casal Tássia e Kassio, que se casaram no bosque de um hotel mineiro, com a natureza de testemunha. Depois, enviaram um cartão com foto do casamento aos familiares e amigos. 
     
  • Living coral. Em dúvida sobre quais cores explorar na festa e na casa? Saiba que o living coral (coral vivo) é a principal tendência em 2019. Lidera a lista da Pantone, empresa americana referência mundial em cores, junto com outros tons alegres, vibrantes, confiantes e imponentes, como fiesta (laranja-vermelho vivo), turmeric (laranja vivo puxado para o açafrão) e o sweet lilac (rosa suave com toque de lavanda). O blog da loja de decoração Bon Giornno incentiva usar na nova casa: “As cores que contêm amarelo e vermelho, como o laranja, são fortes, vivas... Elas estimulam o intelecto das pessoas. São ótimas para ambientes que não recebem muita luz do sol, pois irão aquecer e iluminar os espaços”.
     
  • Casamento memorável. “Tendência é cor, textura, forma e tudo que agrega valor à história do casal, que traz lembranças, memórias afetivas, como itens feitos de crochê”, afirma a wedding designer Lu Palaroni, profissional especializada em decoração de ambientes. “Em tempos de sustentabilidade, a tendência é ser chique também com o que a nossa natureza oferece: plantas, folhagens, elementos de cobre, cimento para dar um ar rústico, metais, madeiras. Pois casamentos inesquecíveis contam histórias!”