Exercícios na água vão fazer sucesso no verão

Na água, no mar ou na piscina, a ordem é se movimentar

Por: Por Thaís Lyra  -  29/11/20  -  17:24
  Foto: Adobe Stock

Com a proximidade do verão, aumenta a procura por atividades físicas e as aquáticas acabam se destacando, pois, além de eficientes, trazem maior conforto térmico. “É importante ressaltar que não existem evidências de transmissão da covid-19 em piscinas pois elas são tratadas com cloro, que é letal para o vírus”, diz Cassia Campi, professora da Faculdade de Educação Física de Santos (Fefis) da Univesidade Metropolitana de Santos (Unimes).  


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com ela, a natação é um excelente exercício para quem procura uma melhora do condicionamento aeróbio e também para quem quer emagrecer, já que promove um alto gasto calórico. “A hidroginástica é outra boa opção que também promove o fortalecimento muscular”.  


A praia é outro lugar para quem quer treinar a Cassia fala de algumas atividades que devem fazer sucesso no verão:  


Talasso traiinning: treino no do mar em águas rasas, utilizando a resistência da água para gerar sobrecarga, principalmente nos membros inferiores.  


Deep water: é realizado em águas profundas, preferencialmente sem o contato dos pés no chão, desta forma, reduzindo à zero o impacto sobre as articulações. Esta modalidade é realizada com um colete flutuante e pode ser realizado tanto na piscina quanto no mar.  


Cross swimming: uma nova modalidade que vem ganhando muitos adeptos e que une a prática da natação, com a realização de movimentos na água e na terra, com exercícios funcionais e calistênicos (que usa o peso do próprio corpo), com o objetivo de promover um treino completo, tanto para o condicionamento aeróbio como para o fortalecimento muscular e que gera um alto gasto calórico.  


Perfil  


Cassia aproveita para falar de uma pesquisa que está sendo realizada pela instituição com praticantes de ginástica localizada e musculação, verificou que, antes da pandemia, a estética era o motivo mais relevante (35%) para a prática de atividade física, seguido da promoção de saúde 32,5%). Em função da pandemia, isso mudou e, agora, mais gente vai em busca da atividade física com o objetivo de melhorar a saúde: 34,8%.  


"Acredito que cada vez mais as pessoas procurarão modalidades que gerem maior bem-estar e sensação de segurança, principalmente durante este período de pandemia, o que de fato é realmente muito mais prudente”.  


Segundo a educadora, existem vários estudos que demonstram que a prática do exercício pode ser benéfica ao fortalecimento do sistema imunológico, porém, existem pesquisas que demonstram que intensidades muito elevadas podem causar supressão ou baixa do sistema imunológico. “A palavra do momento é moderação, seja qual o exercício escolher. Atividades moderadas a vigorosas já são capazes de trazer inúmeros benefícios, tanto a saúde quanto à estética e com mais segurança para este momento”. 


 


Logo A Tribuna
Newsletter