Está sem ideias para montar uma lancheira saudável? Não perca nossas dicas

Evite os alimentos industrializados e cheios de açúcar e gordura

Uma preocupação que acompanha os pais é como manter uma alimentação saudável em meio à correria do dia a dia, tirando das lancheiras dos pequenos os alimentos industrializados com altas taxas de açúcares, sal, gorduras, conservantes e corantes. Com organização, é perfeitamente possível oferecer lanches nutritivos e deliciosos.

“Planejamento e organização são fundamentais”, diz Anyara Souza dos Santos, nutricionista da Medicina Preventiva do Grupo São Francisco. No site, ela conta como montar um cardápio prático e nutritivo. 

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Por isso, na hora de montar a lancheira, a nutricionista dá algumas dicas, como substituir alimentos industrializados por versões integrais e com menos teor de sal e açúcar; escolher frutas com maior tempo de oxidação ao oferecer sucos naturais, como manga, abacaxi, goiaba, maracujá e acerola; e, em vez de comprar batata frita ou bolacha recheada, dar preferência para os cookies integrais e mix de castanhas, que são mais saudáveis.

“Com opções saudáveis e coloridas, a hora do lanche pode se tornar divertida e, ao mesmo tempo, nutritiva. A quantidade de alimentos deve ser a mesma que a criança consome em casa, pois, mesmo se tratando de itens saudáveis, tudo precisa ser maneirado para que não haja sobrecarga”. 

 

A profissional sugere outras diversificações: 

 

Opção 1 

Uvas sem caroço + sanduíche de pão integral com patê de atum + suco de goiaba feito em casa e sem açúcar. 

Opção 2 

Minissanduíche de pão integral preparado com queijo branco cremoso e geleia natural de morango + suco de frutas naturais. 

Opção 3 

Saladinha de frutas da estação + suco integral + ovos de codorna. 

Opção 4 

Tomatinhos-cereja com quadradinhos de queijo + uma fruta ou suco natural. 

Opção 5 

Pão ou torradas integrais com uma fatia de queijo branco ou frango desfiado ou uma colher de café de geleia sem açúcar e 100% de fruta + suco natural. 

Tudo sobre: