Ensine seu pet a fazer pipi no lugar certo

Saber educar é importante, pois o erro do animal pode indicar problema de saúde ou que alguma coisa está errada

Por: Sheila Almeida  -  27/09/20  -  14:09
  Foto: Adobe Srtock

O primeiro desafio de qualquer família que traz um novo animal para o lar é ensiná-lo a fazer xixino lugar certo. Tem gente que pede ajuda, há os que recorrem a todo tipo de produto e os que contamcom a sorte.


Para quem não está neste último seleto grupo, especialistas dão dicas de como fazer o pet não errar mais o alvo. O problema é tão comum, principalmente para cães, que Thainna Porto, zootecnista e treinadora de animais, diz que 70% de seus clientes a procuram por isso. Michelle Felix, veterinária especialista em clínica médica de felinos, diz que com gatos é mais fácil. Mas, que xixi fora da caixa pode ser sinal de algum problema.


Como começar


Principalmenteno caso de cães, o primeiro grande erro dor tutores é chegar com um filhotinho e apresentar o lar como no filme O Rei Leão, diz Thainna.


“Levantam ele, abrem a porta e só falta dizer: tudo o que você está vendo, é seu”.
Segundo a especialista, o ideal é colocar o novo morador direto no cantinho das necessidades. Se houver um cercadinho, ótimo.Caso contrário, delimitar o espaço com qualquer outra coisa, serve. O importante é colocar de um lado o tapete higiênico (ou o que for usado) e, a pelo menos meio metro de distância, alimento e caminha.


Quando os cães aprendem a controlar a urina, não gostam de fazer as necessidades onde comem ou dormem. Assim, quando oanimal faz o xixi no lugar certo, se abre mais espaço, até queganhe a casa. No erro, sedelimita novamente.


Associações erradas
Não adianta brigar, botar o bichinhono xixi ou gritar amedrontando o animal. Ele pode passar aesconder o cocô ou não fazer no lugar certo, por associar a raivado dono ao espaço pensado para isso. Se o animal errou, leve-o ao espaço correto sem pegá-lo nocolo. Com a ajuda de papel toalha, ponha parte do xixi ou cocô docão no lugar onde ele deveriater feito. Deixe-o cheirar e dêleves toques nele.


“Ele já fica desconfortável e entende. Depois, basta limpar o local do erro com produto que retire o odor”, diz Thainna.


Se nada deu certo ainda


Aí é momento de ter ajuda profissional para conferir se o problema não éde saúde ou de comportamento.


Gatos têm o instinto de escondero que fizeram, na areia. Qualquer ato fora do padrão pode indicar alerta de saúde, lugar inadequado, medo ou a não adaptação com o tipo de produto usado na caixa de areia.


“Hoje, existem vários tipos de granulado. Não indico o de madeira porque não faz torrão. Se fica úmido e não permite limpeza, não agrada o gato. E tem que limpar ao menos duas vezes ao dia”, diz Michelle.


Para felinos, é preciso lembrar ainda que se houver mais de um gato em casa é preciso mais ‘banheiros’. em diferentescômodos. Um felino pode estar sendo ameaçado pelo outro.


Quase lá


Há animais que vão até o local indicado mas não acertam o alvo. A pergunta a se fazer é se o espaço é livre para o animal rodar, cheirar e ficar à vontade. Se o problema for o medo do local, brinque e leve petiscos para lá. Ao acertar, festeje. Elevai gostar e a família, assim queele acertar, também!


Logo A Tribuna
Newsletter