Distância ideal da TV: especialistas ensinam como calcular

Saber a distância entre você e o aparelho ajuda a escolher o tamanho de tela ideal para cada ambiente da casa, garantindo conforto visual, ergonomia e uma experiência similar à do cinema

Por: Sheila Almeida  -  16/02/20  -  21:11
Sala projetada por Leonel Fernandes mostra como o ambiente pode ficar harmonioso
Sala projetada por Leonel Fernandes mostra como o ambiente pode ficar harmonioso   Foto: Andre Monteiro

Existe uma distância ideal para se instalar uma TV, levando em conta a saúde dos olhos, a ergonomia e a impressão de se ter um cinema em casa. Essa preocupação surgiu quando a indústria começou a produzir telas cada vez maiores, enquanto a construção civil passou a entregar imóveis cada vez menores. Hoje, a questão ganhou maiores proporções. Você sabe, por exemplo, a partir de que distância a tecnologia 4K realmente faz diferença?


Algumas marcas ensinam como calcular o espaço mínimo entre o espectador e o aparelho. Segundo a Samsung, a experiência visual mais imersiva se dá quando 40 graus do campo de visão da pessoa ficam ocupados pela tela. Mas não é preciso usar um transferidor ou esquadro para fazer essa conta. Basta multiplicar o tamanho da tela (em polegadas) por 1,2. O resultado sai em polegadas. Para passá-lo para centímetros, é só multiplicar novamente por 2,54.


Portanto, para assistir bem a uma TV de 75 polegadas, você deve se sentar a 90 polegadas de distância, o equivalente a 2,28m, pelo menos. Essa margem – de preencher 40 graus do campo de visão do espectador – também é indicada pela Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão, sediada nos Estados Unidos, e ainda pela THX, marca que certifica as telas de cinemas, garantindo, por exemplo, que a reprodução de áudio e vídeo é tão fiel como no set de gravação.


O arquiteto Frederico Marins, no entanto, afirma que não há uma regra e, sim, uma recomendação. Pois hoje, por conta das diferentes tecnologias, a conta muda de acordo com a tecnologia da TV. Quanto maior a definição, mais próximo você pode ficar sem identificar cada pixel, ou seja, os pontinhos de luz que formam a imagem da tela. 


“A fabricante da Sony orienta que, no caso do aparelho 4K, é preciso multiplicar a altura da tela por 1,5. Para não errar, o manual de cada produto traz a especificação, mas essa é a média”, diz Marins. 


Full x Ultra HD
Conforme o tamanho da tela aumenta, a contagem total de pixels, ou seja, a resolução, também precisa aumentar para se ter uma boa experiência. Logo, quanto melhor a resolução, mais imagem você verá em vez de pixels. É por isso que, ao comprar uma TV de tela grande, o sugerido é escolher um modelo Ultra HD ou 4K, em vez de Full HD.
Como os televisores 4K têm densidade maior de pixels, é muito mais difícil avistar os quadradinhos de cores ao sentar mais próximo da tevê – não importa a distância. Mas, de qualquer forma, a irritação nos olhos vai afetar o seu conforto. Além disso, nem todo conteúdo televisivo é gravado nessa qualidade de imagem, o que reforça: telas menores de 60 polegadas com qualidade 4K não oferecem muita diferença em definição.


Altura e Tendências 
A altura da televisão é outro fator determinante para garantir conforto ergonômico. O arquiteto e designer de interiores Leonel Fernandes explica que, considerando o sofá da sala, o padrão é instalar a TV mais ou menos a 1,30m do piso. 


“Para isso, é preciso colocar a tevê na parede. Os racks geralmente são mais baixos e usar o televisor com os pezinhos deixa o resultado não tão agradável, esteticamente”.


Quando se trata do quarto, deve-se lembrar que a gente prefere ficar deitado ou sentado na cama vendo TV. A altura média de instalação no cômodo, portanto, fica entre 1,60m e 1,70m, mas depende da distância também entre a cama e o aparelho.


No passado se usou muito o painel – horizontal ou vertical – para esconder fios e pôr a televisão na parede numa altura harmoniosa. Mas algumas tendências, ao longo do tempo, vêm e vão, diz Fernandes. “O painel de marcenaria já está um pouco em desuso. A gente tem tratado a parede de forma total, como se o ambiente fosse o painel. Tanto com marcenaria quanto com cerâmica ou com elementos 3D, a aplicação é em um trecho maior ou na parede inteira”. 


Dica de compra
Sem os painéis para afastar o televisor da parede, a dica é optar por um produto que tenha saídas USB, cabos para ligar videogame e outros aparelhos de forma paralela à parede. Pontos de conexão traseiros levam a uma distância ainda maior de instalação.


Tudo sobre:
tv
Logo A Tribuna
Newsletter