EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Destaque a TV e o home theater na decoração de casa, e dê um jeito nos fios

Foi-se o tempo em que esses aparelhos ficavam escondidos no ambiente

Ter a casa linda e com uma decoração impecável e incluir eletrônicos, como TV e home theater, é possível e ainda está na moda. Mas existem alguns segredos para que tudo fique em harmonia.

A arquiteta Cristiane Schiavoni, de São Paulo, diz que o importante é dimensionar o tamanho do aparelho para que não fique desproporcional ao espaço. “Às vezes, queremos um aparelho, pois sonhamos com um cinema em casa, porém a instalação pode resultar em desconforto na hora de assistir à televisão”.

Antes de escolher o modelo ou número de polegadas, é preciso verificar onde o aparelho será colocado. “É recomendado que não esteja na frente de janelas, para que o reflexo não atrapalhe”. 

Outra dica importante está relacionada com a parte elétrica. “Quem ainda está no período de reforma ou construção pode incluir dutos para embutir os fios na parede. Para quem já finalizou o projeto e não quer enfrentar uma pequena reforma, o mais indicado é utilizar canaletas para esconder a fiação”.

No projeto de Cristiane, suporte giratório faz a TV servir dois ambientes. (Foto: Raul Fonseca/Divulgação)

Outra solução sugerida por Cristiane é instalar a TV em uma parede de cobogós. “Nesse caso, um painel de madeira permite a colocação na parede vazada. Além da segurança, a fiação e as costas dos aparelhos não aparecem”.

Em um espaço criado pela arquiteta, as salas de estar e jantar dividem a mesma televisão, fixada por um suporte giratório de fácil manuseio. “Como a parede é revestida de espelho, é possível assistir à TV na sala de estar mesmo quando ela está virada para a área de jantar”.
Modernidade
Na opinião do arquiteto Leonel Fernandes, é uma tendência deixar os equipamentos à mostra. “Está na moda assumir a tecnologia. Os aparelhos são modernos, têm alto valor agregado, e os clientes gostam de mostrá-los e interagir com eles. Então, não tem que ficar escondendo”. 
Um ponto importante nesse sentido, afirma o arquiteto, é esconder as caixas de som, no caso do home theater. Além do resultado acústico bom que essa solução permite, não ficam elementos a mais no projeto além do que já foi previsto.

Leonel projetou um ambiente em que os eletrônicos foram instalados, também, na varanda gourmet por um sistema que pode integrar dois ou mais pontos de TV. “Instalamos um sensor de infravermelho no forro que controla todos os conversores de operadoras e o próprio home theater”.