Dê um tempo no celular e fique menos ansioso

Outras dicas são aprender a dizer não e cultivar o hábito da leitura

Em meio a tantas promessas e esperança de dias melhores em 2021, ser menos ansioso está nos planos de muita gente. A psicóloga Valéria Soares Santana diz que o uso desenfreado de Whatsapp, Facebook, Instagram e Twitter é um ponto de atenção. “Já parou para pensar quanto o uso das redes prejudica sua rotina?”. Além desta, ela dá outras dicas: 

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Um tempo sem celular: ao acordar, a primeira coisa que geralmente é dar uma olhadinha nas mensagens do celular e respondendo todas. Ao invés de fazer isso, planeje e pense seu dia. Concentre-se no autocuidado: sentar, espreguiçar-se e cuidar da higiene pessoal antes de qualquer coisa pode ajudar a diminuir sua ansiedade. 

Alimente-se bem: comece o dia repondo suas energias. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa se reabastecer para funcionar adequadamente. 

Priorize o que é importante: muita gente opta por começar a responder as mensagens corriqueiras. Concentre-se nas mensagens e tarefas relevantes. 

Crie alarmes: mantenha alarmes para tarefas muito importantes, como reuniões, prazos. Programe o alarme para um dia antes. Assim, você terá tempo hábil para os últimos preparativos. 

Aprenda a dizer não: se você colocar mais tarefas no seu dia do que poderá cumprir, isso pode desencadear ansiedade. Não assuma compromissos que não poderá cumprir. Agende para quando for possível. 

Hora dos livros: desligue seu celular quando estiver estudando. Se for o caso, deixe-o em um lugar de difícil acesso. Mantenha em sua mesa de estudos apenas aquilo que irá usar. Cadernos, livros, água, e não se esqueça de ir ao banheiro antes de iniciar seus estudos. Pronto! Nada vai lhe dispersar! 

Há vida fora das redes: usar a internet é muito bom, mas ter uma vida fora dela é ainda melhor. Organize sua rotina de forma que haja espaço para a prática de um esporte ou atividade de lazer ao ar livre. 

Estipule horários: avise amigos e parentes sobre a que horas você inicia a leitura de suas mensagens e a que horas deixa de lê-las. Assim, eles saberão que determinada mensagem só será lida no dia seguinte. Se for urgente, combine de telefonar! 

Hora de dormig: se tiver que sair no dia seguinte, separe a roupa e as coisas que vai precisar. Isso evita correria e estresse. 

 

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