Conheça os mitos e verdades sobre micoses de unhas

No verão, problema costuma aparecer com mais frequência

Por: Por Thaís Lyra  -  17/01/21  -  16:07
Especialistas recomendam o uso de chinelo em chuveiros públicos
Especialistas recomendam o uso de chinelo em chuveiros públicos   Foto: Adobe Stock

Verão é tempo de sol, calor e, infelizmente, de micose de unha,a chamadaonicomicose. Trata-se de uma infecção causadapor fungos que pode provocar mudanças de cor, formato e texturada unha. Embora possa aparecer em qualquer época do ano,esse problema é mais comum na estação, pois a proliferação dofungo se torna ainda mais rápida em ambientes quentes e úmidos,tais como praia, piscina e vestiário.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Por depender da velocidadedo crescimento da unha, que é lenta, o tratamento pode levar deseis meses a até um ano e, portanto, é sempre mais apropriadose precaver”, alerta a dermatologistaDaphineGiglio.


Segundo ela,alguns cuidados são essenciais, como evitar o uso de sapatosapertados, preferir as meias de algodão, lavar e secar bemos pés, inclusive entre os dedos, usar materiais de manicure oupedicure próprios, além de nunca os compartilhar, e manteras unhas sempre curtas, limpas e secas.


Para tirar algumas dúvidas frequentes, a médica lista abaixo mitos e verdadessobre esse tema. Confira e cuide melhor dos seus pés:


Unha amarelada é um sintoma de micose:verdade.


Contudo,isso pode ser um sinal da deficiência de alguns minerais e vitaminas,o que tende a deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e com aspecto amarelado. Nesse caso, o ideal é realizar exames e, se possível,tomar suplementos vitamínicos. Outros motivos podem ser o envelhecimento das unhas e o uso contínuo de esmalte.


Utilizar chuveiros ou duchas sem chinelos em banheiroscoletivos de hotéis, pousadas e clubes pode causar micose:verdade.


Banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas são exemplos de locaisque frequentemente abrigam uma variedade de fungos, pois têmum ambiente favorável à sua replicação.


O uso de esmaltes provoca micose:mito.


Eles não causam micose. Porém, a aplicação recorrente desses produtos pode deixara unha com uma coloração amarelada, e isso, sim, acaba sendoconfundido com um sinal da doença.


As bases fortalecedoras de unha evitam micose:mito.


Essesprodutos podem deixar as unhas com uma consistência mais firme,no entanto não conseguem formar uma barreira eficaz para queelas não corram o risco de ser acometidas por fungos.


A aplicação de esmaltes comuns não é aconselhável durante o tratamento da micose:verdade.


Isso porque o uso de esmaltes dificultaa penetração do medicamento. O correto é aplicar, primeiro, o esmalte antifúngico e, se necessário, utilizar o comum sobre ele.


Logo A Tribuna
Newsletter