Conheça o chevron, estampa que saiu do mundo da moda para a decoração

Clássica e versátil, a padronagemse popularizou na década de 50

Por: Thaís Lyra  -  28/02/21  -  17:21
O chevron consegue dar mais vida aos amientes
O chevron consegue dar mais vida aos amientes   Foto: Foto Sidney Doll/divulgação

Você pode não saber o nome dela, mas certamente já notou por aíem paredes, objetos decorativose tapetes uma estampa queparece um monte de letras V,uma do lado da outra. Trata-sedochevron, uma padronagemclássica, que surgiu no mundoda moda na década de 50.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Originalmente, apareceu nas cores branco e preto e ficou famosa graças à grife italianaMissoni– que até hoje a utiliza em suas coleções, principalmente naversão multicolorida. Não demorou, claro, para quea tendência caísse na graça do universo décor. O motivo é simples: ela confere personalidade e movimento onde for empregada.


“Ochevroné clássico, versátil e democrático, podendo ser usado com cores neutras ou marcantes, em revestimentos, objetos e tapeçaria”, explica a arquiteta Marina Salomão. Mas como utilizar um recurso marcante sem que ele canseou mesmo polua os projetos de decoração? A arquiteta CarolMultinigarante que a estampaé capaz de valorizar o estilode qualquer ambiente.


Elegância destacada


Uma das principais formasde uso dochevroné nas paredes, seja em um papel de paredeou em revestimentos. Ele podeser o elemento que evidenciao destaque para uma dasparedes da casa. Uma das vantagens é poder ser utilizado


no quarto, na sala ou até em banheiros. “O importante é saber balancear. Escolha uma parede para receber a padronagem,assim o ambiente não ficapesado”, comenta CarolMultini.


Ainda falando sobre um pontode destaque, ochevronficaperfeito na chamadarodabancaoubacksplash(espaço entre bancadas e armários), já que há vários revestimentos nessa estampa. “Além de trazer vida e decorar, arodabancaprotegea parede, evitando possíveis infiltrações e impregnação de gordura. Indicamos sempre o porcelanato ou revestimento cerâmico, ambos resistentes”, diz ChristieSchulka, da Roca Brasil.


Cores para combinar


A combinação preto e branco foi imortalizada pelo mundofashion, mas as cores para utilização nos projetos decorativos dependem muito do estilo e do gosto do morador. “Para composiçõesmais discretas, pode-se adotarum único revestimento, no mesmo tom, brincando apenas com a paginação e as texturas, mas também é possível ousar, trazendo até mais de duas tonalidades paraa estampa”, observa Marina.


Diferentes usos


Se ochevroncai muito bem em pontos focais, no chão não é diferente. E o tapete também é uma ótima forma de explorar o padrão. Capaz de trazer aconchego e ainda delimitar ambientes, ele é um item essencial na decoração e pode se tornar destaque nos espaços,ao revestir uma grande área.


Para garantir harmonia, o idealé que o modelo seja escolhido depois da compra de todos os mobiliários, como aconteceuno projeto da foto desta página,em que foi escolhido um tapete grande e P&B, que coordenoucom a paleta de cores do living.


Quem está pensando em darumupem algum cômodo da casa, mas não quer aderir a modismos pode escolher ochevron, que será uma ótima opção. Isso porque o mercado está cheio de objetos decorativos, como almofadas, quadrinhos, cúpulas para abajureaté mesmo itens para enxoval, como roupas de cama e banho.“Por ser estampa clássica, é forma segura de garantir personalidade aos projetos”, finaliza Carol.


Logo A Tribuna
Newsletter