EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

19 de Maio de 2019

Confira dicas para deixar a sua cozinha e lavanderia cheias de estilo

Esses lugares da casa pedem materiais específicos e praticidade

Cozinhas e lavanderias não precisam apenas de funcionalidade. Podem ser bonitas e cheias de estilo. O segredo é levar em conta as necessidades e características dos clientes e dos espaços.

Na opinião da designer de interiores Jóia Bergamo, de São Paulo, alguns truques ajudam a criar ambientes bonitos e inteligentes. “Na lavanderia, por exemplo, uma tábua de madeira pode fazer as vezes de uma bancada se usada no topo das máquinas de lavar e secar, assim como armários suspensos e nichos que são bem-vindos para armazenar e organizar os materiais”.

Já na cozinha, o segredo para um ambiente lindo e prático está na escolha dos revestimentos e armários planejados. “Os materiais que devem ser priorizados nos dois ambientes são os fáceis de limpar e, acima de tudo, indicados para esse tipo de área”, explica a profissional, lembrando que os espaços integrados continuam em alta.

Segundo ela, alguns pontos precisam ser levados em conta:
 

  • Se os itens serão usados em áreas internas ou externas.
     
  • Porosidade e resistência do piso.
     
  • Temperatura dos pisos: frios conferem sensação de frescor e diminuição da temperatura do ambiente; alguns exemplos são cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, mármore, granito e superfícies resinadas, e quentes dão aconchego e sensação de bem-estar, como laminados, assoalhos de madeira, pisos vinílicos, bambu etc.
     
  • Facilidade de limpeza e manutenção.
     
  • Capacidade antiderrapante.
     
  • Se o cliente tem pet ou não.

Luz

A iluminação para a cozinha precisa ser pensada de forma que contribua de forma segura e prática para as atividades que lá serão realizadas. “É preciso definir pontos estratégicos para o projeto luminotécnico.

É possível usar fitas de LED, pendentes sobre os balcões, spots e luzes posicionadas sob os armários e abusar da luz natural. Lembre-se que padronizar a temperatura de cor em ambientes integrados é outro segredinho importante”, explica a designer de interiores.

Na lavanderia, Jóia indica o uso de luz branca, que confere uma atmosfera de limpeza, além de manter a pessoa mais atenta ao que está fazendo. “Isso funcionará melhor se o espaço não for integrado a um ambiente com a luz amarela”.

Organização

A personal organizer Renata Serrachioli, da Rê-Organizer, diz que, para manter cozinhas e lavanderias organizadas, a dica é simples: ter nesses lugares somente o que você usa e gosta.

No caso especificamente das cozinhas, ela aconselha a deixar as bancadas livres para apoio na hora de cozinhar e montar lanches rápidos e manter somente eletrodomésticos de uso diário — guarde os demais. “Setorize seus armários por famílias. Por exemplo, panelas, pratos, travessas, itens de festa etc.”

Outra opção é facilitar o trânsito dentro da cozinha, ou seja, deixar o que usa junto sempre por perto. “Filtro e pó de café perto do bule e da chaleira, pães próximos da torradeira, panelas do lado do fogão...”

Para que tudo fique a seu alcance, Renata fala para aproveitar o espaço das paredes. “Próximo ao fogão pendure, em uma barra de inox, as colheres e acessórios de que mais vai precisar ao cozinhar, assim você irá liberar espaços nos armários e gavetas, fora a praticidade que terá”.

Quanto à despensa, procure o local mais fresco e arejado da sua cozinha. “Evite que seja perto do fogão e forno, pois o calor pode estragar os alimentos. Dê preferência a potes herméticos para que a validade e conservação dos alimentos seja mais eficiente. Etiquete as vasilhas com o nome do produto e a validade”. 

Na área de serviço, separe os produtos por categoria: o de passar roupas, o sabão em pó, amaciantes, para limpeza da casa etc. “Cuidado com as crianças e os animais. Mantenha sempre longe deles todo e qualquer produto de limpeza. Evite usar embalagens e garrafas de alimentos conhecidos das crianças, pois podem achar que aquilo é um suco e beber”.

Renata fala que usar borrifadores para produtos de uso frequente facilita o dia a dia. “Assim, fica mais fácil levar os produtos para lá e para cá. Ponha etiquetas nas prateleiras e cestos organizadores. Eles ajudam na hora de localizar e guardar algum produto”.