Beleza: Pés bem cuidados

Os dias frios exigem maior atenção com essa parte do corpo, pelo uso constante de sapatos fechados

Por: Redação  -  13/06/21  -  17:31
  Especialista diz que o ideal é que os cuidados sejam feitos frequentemente
Especialista diz que o ideal é que os cuidados sejam feitos frequentemente   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

As temperaturas já estão mais baixas e, com o inverno se aproximando, o uso de sapatos fechados se torna mais frequente. Mas não é porque os pés costumam ficar mais escondidinhos que eles não merecem atenção especial.


A podóloga Hilda Oliveira, de Santos, explica que o ideal é que esses cuidados sejam feitos frequentemente, ao longo de todo o ano, e não apenas quando os pés ficam mais abafados. “As pessoas ainda acham que os cuidados devem ser apenas para quem tem algum problema, como unha encravada, ou no verão, quando os pés ficam mais expostos. Não deve ser assim. O ideal é fazer as unhas dos pés com o profissional especializado para isso, que é o podólogo, uma vez por mês”, observa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a especialista, o clima mais frio preocupa principalmente no que diz respeito à hidratação da pele, já que os sapatos podem acabar dificultando a visualização de ressecamentos e calosidades. “Mesmo que a pessoa não perceba esses problemas logo que tira os sapatos, é bom manter os pés hidratados com cremes específicos para essa área”.


Ter a unha bem cortada é uma regra, independentemente da época do ano, mas, no outono, a unha encravada ou malcortada pode ocasionar dores, justamente porque os sapatos tendem a incomodar. “O calçado fechado é o ambiente perfeito para o surgimento de micoses e de fungos, que devem ser tratados clinicamente. O podólogo ajuda a identificar e a solucionar o problema”, diz Hilda, que também é enfermeira, pós-graduada em Dermatologia com capacitação em Podiatria e Feridas, com foco em pacientes que precisam de um olhar mais abrangente com relação aos cuidados com os pés, como no caso de quem tem diabetes, que pode levar a complicações, como a falta de sensibilidade no membro.


“Consequentemente, o paciente não sente tanto a dor e a coceira, por essa falta de sensibilidade. Esse é um problema no pé que pode se agravar rapidamente”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter