Atitudes sustentáveis para 2021

Sustentabilidade se faz com a efetiva participação de cada cidadão.

Por: Da Redação  -  28/12/20  -  01:10
A participação de cada um é fundamental
A participação de cada um é fundamental   Foto: adobe stock

Quando se fala em qualidade de vida, em meio ambiente saudável, é preciso entender que não há respostas simplistas. 


Em outras palavras, sustentabilidade se faz com a efetiva participação de cada cidadão. É uma construção contínua, diária, em que cada um de nós multiplica informações e age de forma colaborativa.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


E isso não é difícil nem tão pouco custoso. Na verdade, quanto mais avançada socialmente é uma sociedade, mas participativa ela é. 


Pensando nisso, seguem abaixo, algumas dicas, simples, mas fundamentais para que a proteção do maior patrimônio de cada um de nós, o meio ambiente saudável, seja uma conquista diária. O jornalista especializado em Meio Ambiente, Marcus Neves Fernandes, elencou algumas atitudes bacanas para ter em 2021 e sempre.



• Investigue o produto
Procure saber a origem. Se foi fabricado muito longe, haverá um grande consumo de energia para chegar até nós. Opte por produtos locais. 


• Recuse plásticos de uso único
Sabe aquele copinho, colherzinha ou pratinho, entre outros utensílios, que usamos uma única vez e descartamos logo em seguida? Recuse esses produtos, que são feitos à base de petróleo. Opte pelos que podem ser utilizados várias vezes. 


• Evite o uso de sacolas plásticas
Sacola retornável, sempre, e de preferência, fabricadas e distribuídas no mesmo país em que são vendidas. Se vierem de muito longe, terão gasto muitos combustíveis fósseis, gerando poluição. Confira a procedência na etiqueta. 


• Utilize serviços públicos
Além da Coleta Seletiva, muitas cidades têm serviços gratuitos como o Cata-Treco, para grandes volumes, como armários, além de postos para entrega de pilhas, baterias, remédios, lâmpadas, pneus e latas de tinta. Informe-se.



• Faça compras conscientes
Tudo que fazemos com planejamento é melhor e mais econômico, certo? Então, antes de ir as compras, faça uma lista. Isso evita supérfluos ou a compra por impulso. É bom para o bolso e para a natureza.


• Consertar antes de trocar
Essa é uma tendência que cresce a cada dia. Muitos aparelhos têm defeitos simples e custo baixo para conserto. Não descarte sem antes pedir um orçamento. 


• Recicle, sempre
É simples e os benefícios são enormes. Além de reduzir o consumo de matérias-primas, como água, a reciclagem ainda gera empregos. Em Santos, mais de 150 famílias vivem da reciclagem. Mas, atenção: recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos) devem estar limpos. 


• Faça compostagem
Restos de comida também podem e devem ser ‘reciclados’. Nesse caso, é a compostagem. É fácil ter uma composteira, até mesmo em apartamento. O resultado é um adubo de ótima qualidade. Além disso, reduzimos os resíduos que são enviados para os aterros. 


• Recursos finitos
Olhe ao seu redor. Tudo o que você vê, invariavelmente, veio da natureza – de tijolos à remédios. Por isso é fundamental conservar e preservar a natureza e seus seres. Não vivemos sem eles. Na verdade, somos parte. É nossa responsabilidade preservá-los.  


• Tenha contexto
Já ouvi, de estudantes, a resposta de que a água “vem da torneira”. Pode parecer engraçado, mas não é. Na verdade, é falta de contexto. A água, por exemplo, vem de nossos rios e eles precisam ser respeitados. Mas não respeitamos o que não conhecemos. Tenha paciência, converse, explique.  


ODS’s
A sigla acima significa ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’. Cada um de nós pode pautar suas ações com base nesses objetivos. O nosso futuro, a nossa qualidade de vida, está intimamente ligada a eles. Consulte, conheça, pratique.


• Seja, realmente, um cidadão
Reclamar é importante, cobrar as autoridades, fundamental. Mas sociedades saudáveis vão além. Cada um de nós tem o poder e a responsabilidade de fazer uma cidade melhor. Participe, informe-se, colabore, multiplique. Dê o exemplo.



 


Logo A Tribuna
Newsletter