As cores para 2021 serão para dar bem-estar

A tendência é uma mistura de cores tranquilas, inspiradas na natureza, com tons vibrantes

Por: Sheila Almeida  -  29/11/20  -  22:19
Paleta terá cores de aconchego como azul
Paleta terá cores de aconchego como azul   Foto: divulgação

A música que diz adeus ano velho, feliz ano novo nunca foi tão aguardada. É que para muita gente 2021 será o ano da esperança. E tanto a Pantone – empresa que dita as tendências de cores mundialmente – quanto as marcas de tintas ouviram esse clamor mundial por dias melhores. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O resultado é que em 2021 a tendência é inserir em casa uma mistura de cores tranquilas, inspiradas na natureza, começando por um verão de tons vibrantes. A ideia é causar a sensação de alegria, liberdade e inovação, em um ambiente 


onde se transmita paz.


Segundo a designer de interiores Gil Medeiros, todos os estudos de cores deste ano consideraram as transformações de 2020. “A pandemia foi totalmente imprevisível e movimentou todos os seres humanos para a direção de dentro. Nossas casas se tornaram cenário principal de todas as interações que normalmente eram divididas externamente”.


Com trabalho, lazer, alimentação, descanso, tudo no mesmo espaço, muita gente viu que a própria casa não estava preparada para o novo estilo de vida e enxergou no lar a necessidade de se adaptar a essas mudanças. E agora, com o verão e 2021 chegando, muita gente quer repaginar não só os espaços de home office e estudo como todos os ambientes do lar. 


A paleta da vez


Plínio Albuquerque, coordenador técnico da Tintas Renner by PPG, conta que, como a próxima estação é o verão e possui predominância de calor, há dois tipos de referências para levar tendências para a casa. “Os mais contemporâneos ou conservadores utilizam mais cores pastel e claras. Já o público predominantemente jovem busca tonalidades mais vivas, como o azul-turquesa e o laranja-tangerina”. 


Para o verão 2020/2021, a Pantone indicou, observando as passarelas de Nova York, tons extraídos da natureza. Entre as cores vibrantes do verão estão o Marigold, um laranja meio dourado; o Cerulean, que lembra o céu de um dia claro; o Rust, tom de ferrugem inspirado na terra; o Illuminanting, um amarelo bem vivo, e o French Blue, um azul mais escuro para acalmar.


Já o verde-menta, por exemplo, traz a esperança na versão mais clara e mais escura. O Burnt Coral é, segundo a Pantone, um convite expressivo e sociável assim com o sorbet de framboesa, em tom avermelhado. Remetendo à espiritualidade, o Orquídea Ametista (Amethist Orchid) revela um toque único. 

Na paleta da PPG, o Transcender é um tom médio, sombreado, bege-açúcar mascavo com um tom de gengibre. O Big Cypress é uma laranja- gengibre saturado e sombreado com um tom de caqui, e há diversas outras cores para que, seja qual for a escolha, elas se adaptem aos mais diferentes ambientes.

Desde quartos, salas de estar e jantar até áreas externas”, explica Alburquerque. Gil Medeiros lembra que a Suvinil também fez um estudo para eleger a paletas 2021 e elegeu como a cor do ano, a Meia-Luz, que mistura tons de rosado e lilás, remetendo ao céu ao entardecer. 

Michel Lott, consultor de cores e diretor criativo da marca explicou. “A passagem do dia para a noite, que é uma passagem de algo que a gente já conhece para algo que a gente ainda não sabe que vem, do passado para o futuro.No meio de tanta mudança a gente percebeu que a gente precisa parar, desacelerar e contemplar a nossa existência, a vida, tudo. E a meia-luz fala exatamente desse poder de transformação”, explica.

Dicas para fazer
Para quem vai começar a renovar as cores do lar, Albuquerque dá algumas dicas:
1- Se o desejo for mudar as cores das paredes ou móveis,é preciso verificar se a 
pessoa possui habilidade para realizar o processo sozinho. Caso contrário, é melhor optar pela contratação de um profissional especializado.
2- Verifique antes o estado da parede para garantir um bom resultado. 
3- Para escolher a melhor a cor, é preciso levar em consideração os elementos coloridos que já estão na residência como, por exemplo, cortina, estofado e almofada para que entrem em harmonia.
4- Atente-se à iluminação do ambiente, pois a cor muda de acordo com as diferentes tonalidades de luz.


Logo A Tribuna
Newsletter