EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

12 de Agosto de 2020

Aprenda os truques para preparar um risoto cremoso e cheio de sabor

Risoto de cogumelos com medalhão ao brie, receita para caprichar no fim de semana

Como a recomendação é ficar em casa, então vamos fazer receitas gostosas e que nos tragam um aconchego. Quer me ver feliz é sugerir um jantar com um risotinho, ainda mais quando a temperatura está mais amena como no outono. Pode ser de qualquer sabor. Aqui, fiz de cogumelos, mas você pode preparar a mesma base e substituir por camarões, linguiça, vegetais etc. Para completar, um medalhão com brie derretido. Se quiser, fica uma delícia também com peito de frango ou mignon suíno grelhados e, depois, gratinados com brie.

Risoto de cogumelos com medalhão ao brie
Ingredientes carne:
4 medalhões de filé-mignon; pimenta-do-reino e sal a gosto; 1 colher de manteiga e 4 fatias de queijo brie.

Caldo para o risoto: 1 cenoura cortada em três; 1 talo de salsão cortado em três; 1 cebola grande cortada em quatro; 2 litros de água; 2 folhas de louro; 1 ramo de alecrim; talos de salsinha a gosto; os talos dos cogumelos usados no risoto e 5 grãos de pimenta-do-reino (você pode usar cascas de legumes bem higienizadas, aparas de legumes e ervas que tenha sobrado de outras preparações no caldo) 

Risoto: 1 bandejinha (cerca de 250g) do cogumelo da sua preferência (usei shimeji e paris); 2 xícaras (chá) de arroz para risoto (arbóreo, carnaroli ou vialone nano); 6 xícaras (chá) do caldo quente; 1 cebola picada; 2 colheres (sopa) de azeite; 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco; 1/4 de xícara (chá) de salsinha; 1 dente de alho; sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 colheres (sopa) de manteiga e 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Preparo carne: tempere os medalhões com sal e pimenta. Esquente uma frigideira antiaderente e unte com manteiga. Coloque o filé quando estiver bem quente. Deixe por cerca de 2 minutos de cada lado para dourar bem. Depois, em um refratário, ponha os filés e o brie por cima. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 5 minutos ou até o queijo derreter. Sirva sobre o risoto.

Caldo Risoto: junte tudo em uma panela e deixe em fogo baixo por 40 minutos. Reserve quente.

Risoto: limpe e fatie os cogumelos (use os talos no caldo). Derreta uma colher de manteiga e acrescente os cogumelos. Deixe refogar até ficarem macios e reserve. Na mesma panela (grande e de fundo grosso), coloque o azeite, a cebola picada e o alho picado. Quando a cebola ficar transparente, aumente o fogo, acrescente o arroz e refogue por aproximadamente 2 minutos.Não esqueça: todos os grãos de arroz devem ficar com uma camadinha de azeite. Adicione o vinho e mexa até evaporar. Coloque 1/3 do caldo (bem quente) e mexa para que o arroz solte o amido e vá ficando cremoso. Quando estiver secando, ponha mais 1/3 e faça o mesmo. Experimente o arroz e vá colocando caldo até os grãos ficarem al dente. Acrescente os cogumelos e misture. Depois, desligue e coloque 1 colher de manteiga, o parmesão, a salsinha, corrija o sal e a pimenta e mexa. Sirva com os medalhões imediatamente. 

Dica: se quiser deixar o risoto pré-pronto, faça o procedimento até o ponto em que colocou 2/3 do caldo. Aí, espalhe o risoto em uma assadeira para que ele esfrie e corte o cozimento. Antes de servir, finalize com o restante do caldo, os cogumelos, a manteiga e o queijo. Os filés podem ser deixados grelhados para gratinar na hora de servir.

Rendimento: 4 porções.

 

Tudo sobre: