Aprenda a deixar sua casa mais organizada

Ganchos dão uma bela mãozinha para apoiar o que geralmente fica espalhado pela casa

Por: Sheila Almeida  -  05/07/20  -  18:25
  Foto: João Paulo Oliveira

Nos filmes, sempre vemos imagens das pessoas chegando em casa e pendurando vários casacos em ganchos, perto da porta de entrada. Aqui no Brasil, não temos tanto frio para isso. Em contrapartida, o clima esquenta quando começam as reclamações porque alguém, ao chegar, foi despachando bolsa na cadeira, carteira no rack, pastas em cima da mesa e um pouquinho de bagunça em cada lugar. Essa tensão – e bagunça – podem melhorar. Especialistas em arquitetura e organização explicam que os simples ganchos auxiliam. 


O lugar deles não é só nos banheiros. Segundo a personal organizer Karen Mascareñas, eles podem ser encontrados dentro de armários de cozinha, em quartos, banheiros e até na sala de estar. 


Apesar de serem mais conhecidos para pendurar roupas, os ganchos ajudam a organizar de tudo – das mochilas escolares  às coleções de chapéus e bonés dos moradores da casa. Veja as  dicas:


Onde colocar
Os ganchos podem ficar escondidos ou ganhar destaque, combinando com o design da casa, como explica a arquiteta Lucilla Mesquita.


“Podemos separar, com os ganchos, peças que usamos mais, para que fiquem à mão, e eles nos ajudam a lembrar de pegar tudo. Pode ser um simples gancho ou uma peça criativa e divertida, fixada na parede, na marcenaria ou de piso”, conta, lembrando dos mancebos. 


Na parede ou no chão
Outra opção legal para pendurar é o mancebo. Se você não gosta muito da onda retrô e não quer um modelo daqueles antigos, tudo bem. Existem uns bem moderninhos, para combinar com cada estilo, como o Cacto, do Estúdio Mula Preta (R$ 3.290). E há opções de madeira, aço e outros materiais, com diversos preços. 


Lucilla Mesquita destaca que, na hora da escolha, é preciso pensar além do design. Ver a finalidade para uso e o tipo de material. Cada modelo suporta um peso diferente, assim como acontece com os ganchos.


Espaço para instalação
A personal organizer Margarete Bernal ensina sobre a distância entre os ganchos. Segundo ela, é preciso definir o lugar de cada coisa, para que mesa de jantar, cama, aparador e outros móveis  não virem depósito, inclusive os próprios ganchos. “Você deve pensar no que vai pendurar ali. São roupas, bolsas, mochilas? Por exemplo, se é para colocar a mochila da criança, tem que instalar na altura dela. Não existe regra, mas nada pode ficar amontoado”, indica.


Planeje melhor
Tem gente que acha que só o porta-chaves é suficiente na entrada do lar. Margarete Bernal explica que, assim como nos escritórios há sempre uma caixinha de entrada e saída de documentos, em casa deveria haver o centro de comando familiar. “Porque, se você entra com uma correspondência na mão e não vai ter tempo de guardar, deixa ali ou começa a entupir e alimentar aquelas gavetas tenebrosas, lotadas de papel.


Se tem onde deixar o documento do carro, o guarda-chuva, casaco e bolsa, é ideal, mesmo que o gancho fique aparente. Não precisa escondê-lo”, explica ela.


Para visitas e crianças
Sabe aquela situação constrangedora, quando a visita chega e a gente nunca sabe onde guardar a bolsa da pessoa? Alguns ganchos na entrada podem resolver. E não só quem é de fora pode ter esse mimo. Crianças adoram ganhar exclusividades. Numa casa com irmãos, um gancho para cada um pode incentivar a organização.


Quando falta lugar
Muita gente alega que não tem espaço para colocar ganchos em casa. Ou que o contrato do imóvel alugado não permite furos na parede. Segundo a organizer, isso não é desculpa. Há cabideiros e ganchos que podem ser pendurados atrás das portas. Existem os colados (que não suportam tanto peso, mas seguram guarda-chuvas, casacos e bolsas leves) e os de chão.


Lucilla Mesquita acrescenta que cantos também são ideais. “Mas é sempre bom ter um cabideiro onde há a possibilidade de acúmulo”.


Como não virar depósito
Sem uma rotina de revisão desses pontos, em vez de ajudar, os ganchos viram focos de bagunça pendurada pela casa. A dica da personal organizer é, uma vez ao dia, pegar um cesto e revisar esses objetos, colocando tudo no cesto.


 Depois, com um passeio pelo lar, é só devolver tudo ao lugar certo. A frequência vai depender do uso. “Porque tudo que acumula é difícil de reorganizar. O melhor é manter. 


A pessoa organizada não deixa para depois”, diz Karen Mascareñas, que alerta também que os ganchos não servem para colocar as peças que não têm onde ficar na casa.Tudo deve ser guardado depois.


Logo A Tribuna
Newsletter