EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

3 de Abril de 2020

É tempo de bacalhau; confira receita de restaurante português

Hoje, uma dica do restaurante Tasca do Porto: bacalhau gratinado no béchamel com molho de alcaparras e batatas ao murro

Estamos na Quaresma, quando aumenta o consumo de pescados, devido à preparação para a Semana Santa, que tem o bacalhau como estrela principal dos menus. Por isso, vamos dar aqui na coluna receitas especiais para a data. Hoje, uma dica do restaurante português Tasca do Porto: bacalhau gratinado no béchamel com molho de alcaparras e batatas ao murro.

Uma delícia, que faz a gente até torcer para o tempo correr e chegar logo a hora de saborear esse prato maravilhoso.  

Bacalhau confitado com alcaparras e béchamel, Tasca do Porto

Ingredientes: 1 lombo de bacalhau (cerca de 350g); farinha de trigo o quanto baste para empanar o lombo; azeite suficiente para poder fritá-lo. Molho de alcaparras: 15g de alcaparras picadinhas; salsinha a gosto; 1/2 cebola picadinha; 2 dentes de alho picados; 150 ml de leite. Béchamel: 200 ml de leite; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; sal, noz-moscada e pimenta-branca moída a gosto. Batatas ao murro: 2 batatas, azeite e sal a gosto. 

Preparo béchamel: derreta a manteiga e misture a farinha formando uma pasta. Adicione o leite de uma vez e mexa bem para não empelotar. Em fogo baixo, vá mexendo até engrossar como um mingau. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-branca moída a gosto. Molho de alcaparras: misture tudo e reserve. Bacalhau: em água fervente, cozinhe o lombo, por 5 minutos. Escorra bem. Passe por farinha de trigo para empanar e frite-o em azeite. Escorra bem. Cozinhe as batatas inteiras com casca. Quando estiverem no ponto, aperte-as de forma que "estourem". Tempere-as com sal e azeite. 

Montagem: em um prato, coloque duas batatas ao murro e regue-as com molho de alcaparras. Por cima, posicione a posta de bacalhau, cubra com um pouco de molho béchamel e leve ao forno para gratinar.

Tudo sobre: