EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

9 de Dezembro de 2019

24º A Tribuna Colegial reúne a nova safra do surfe em Santos

Competição que já revelou talentos como Adriano de Souza, o Mineirinho, acontece domingo no Quebra-Mar

A nova geração do surfe da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira tem encontro marcado neste domingo (17), a partir das 8h30 (de Brasília), no Quebra-Mar, na Praia do José Menino, em Santos, para a disputa do 24º A Tribuna de Surf Colegial.

A competição, que já revelou talentos do surfe brasileiro e mundial, como o campeão do mundo em 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho, Deivid Silva, Jessé Mendes e Alex Ribeiro, entre outros, é uma das mais longevas e tradicionais do gênero no Brasil.

"O A Tribuna é um dos campeonatos mais importantes a nível nacional. Não há outro com tanto tempo. A Tribuna construiu esse legado", diz Mad William, organizador da competição, homologada pela Federação Paulista de Surf.

Além de revelar surfistas, a ponte entre o esporte e a escola é outra marca registrada do campeonato. "É super importante esse movimento entre o esporte e a escola. Se o aluno despontar, ele segue a carreira como atleta; se não despontar, tem o apoio da escola, pode se tornar um cidadão com estudo. Muitos atletas são bolsistas, têm um nível de estudo melhor, pra formação da criança e do adolescente", aponta William.

Quatro categorias

Cerca de 70 surfistas de mais de 20 escolas de dez cidades das três regiões marcarão presença na competição, que terá representantes emquatro categorias: iniciante (nascidos a partir de 2005, sub-14), mirim (nascidos a partir de 2003, sub-16), júnior (nascidos a partir de 2001, sub-18) e feminino (nascidas a partir de 2001, sub-18).

Estarão presentes competidores de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida. Os campeões de cada categoria ganharão uma prancha e os segundos, terceiros e quartos colocados receberão troféu, medalha e um kit como prêmio.

No dia da competição, os atletas deverão apresentar o RG escolar original ou atestado de matrícula original para o ano letivo de 2019 e RG ou certidão de nascimento para validar a sua participação.

A 24ª edição do A Tribuna de Surf Colegial terá baterias a partir das 8h30 de domingo e tem previsão de término por volta das 17h30, com a cerimônia de premiação. O primeiro campeão do circuito, Luiz Carlos Franco (Luke Franco), será homenageado no evento.

Tudo sobre: