EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Nova plataforma de tecnologia é assunto do 2º Encontro Porto & Mar

Evento realizado no auditório do Grupo Tribuna teve como palestrante convidado o Executivo de Watson IoT da IBM na América Latina, Carlos Tunes

As novas tecnologias voltadas ao setor portuário e os benefícios que as plataformas podem resultar de longo e a curto prazo foram os temas abordados no 2º Encontro Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) no auditório do Grupo Tribuna.

O palestrante convidado para o encontro, exclusivo para convidados, empresários e autoridades do setor, foi o executivo de Watson IoT da IBM na América Latina, Carlos Tunes que, em sua apresentação, apresentou diversos temas ligados ao mundo dos negócios e tecnologias, fazendo a ligação com o setor portuário.

Tunes fez uma apresentação sobre o Tradelens, uma plataforma capaz de rastrear dados críticos sobre cada remessa em uma cadeia de suprimentos em tempo real, gerando um registro imutável distribuído em tempo real. A ferramenta beneficia fabricantes, companhias de navegação, agentes de carga, operadores de portos e terminais, transportadores e autoridades alfandegárias e, por fim, os consumidores.

"A partir dessas tecnologias, já usadas por muitas empresas de diversos ramos de negócio, é possível ter uma reflexão e inovação de se pensar no consumidor, no produto a ser oferecido e também em novos modelos de negócios", explanou Tunes.

Conforme explicado na palestra pelo executivo de Watson IoT, dados da IBM apontaram que o fator tecnologia foi o principal aspecto de mudanças e melhorias em empresas nos últimos quatro anos.

Alguns terminais portuários da América Latina já utilizam algum tipo de tecnologia IoT em suas operações, enquanto que já há discussões com governos e autoridades portuárias sobre a implementação do Tradelends. "É possível ter acesso a plataforma do Tradelends para realizar testes e simulações, sendo esse o primeiro passo. Já temos conversas com, pelo menos, um país da América Latina, que até o fim deste ano já deve começar com o sistema", afirmou Tunes.

Atualmente, o Tradelens é utilizado no Porto de Roterdã dentro do seus sitema operacional, de cargas e de transportes.

Próximos eventos

O Encontro Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, promovido pelo Grupo Tribuna, terá mais um evento realizado neste ano, fechando o ciclo de palestras de 2019. O encontro está programado para dezembro com data ainda a ser definida.

2º Encontro Porto & Mar aconteceu no auditório do Grupo Tribuna, exclusivo para convidados, empresários e autoridades do setor portuário (Foto: Carlos Nogueira/AT)
Tudo sobre: