EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

19 de Julho de 2019

Governador João Doria participa de seminário Porto & Mar

Realização do Grupo Tribuna, seminário será realizado nas próximas segunda e terça-feira, no Hotel Sheraton Santos

O governador João Doria (PSDB) confirmou sua participação no Porto & Mar - Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos. Ele estará na solenidade de abertura, às 18h30, da próxima segunda-feira. O evento, uma realização do Grupo Tribuna, acontecerá no Hotel Sheraton (RuaGuaiaó,70, no bairro Aparecida), em Santos.

O seminário continuará no dia seguinte, terça-feira, com painéis reunindo especialistas e autoridades portuárias. Eles vão debater os planos do Governo Federal para a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária), além de projetos de inovação tecnológica. Os interessados em participar do seminário Porto & Mar têm até quinta-feira para se inscrever através do site.

Painéis

As discussões técnicas sobre o futuro do Porto vão começar às 9h de terça-feira. Haverá um debate sobre o futuro modelo de gestão da Autoridade Portuária e os planos do Governo Federal para uma possível abertura de capital da empresa.

Nesse painel, também serão abordadas as expectativas do mercado em torno do futuro Porto de Santos, além das oportunidades para a iniciativa privada e como será composto o sistema tarifário da estatal que administra o cais santista.

O segundo painel, às 11 horas, discutirá o impacto da inovação tecnológica no Porto de Santos e em suas cadeias de negócios. Os palestrantes também vão apresentar suas visões sobre o novo mercado de trabalho, que vai ser constituído com base na modernização de procedimentos.

Outro ponto analisado será a adoção de sistemas de automação no cais santista, que tendem a exigir uma mão de obra ainda mais qualificada e eficiente. O papel das startups também será abordado pelos palestrantes, que vão analisar como essas empresas podem garantir de soluções de problemas de gestão e na atração de novos negócios para o setor.

Tecnologia

Às 14 horas, o debate será voltado aos planos da Codesp para a concessão da gestão dos acessos ao Porto, através da outorga do sistema rodoviário e do canal de navegação do complexo.

Ainda será debatida a malha ferroviária do cais santista, principalmente os planos de investimento e os reflexos esperados nas operações dos terminais.

O último painel do seminário Porto & Mar, marcado para 16 horas, vai tratar dos impactos do Acordo de Facilitação do Comércio nos portos brasileiros, assim como o reflexo da medida nas atividades do setor. A necessidade de maior agilidade na liberação das cargas e os desafios e oportunidades da integração de autoridades do setor portuário também estão na lista de pontos a serem debatidos no evento.