EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

12 de Novembro de 2019

BNDES estará no seminário Porto & Mar

Executiva do banco de fomento debaterá o futuro da Autoridade Portuária de Santos. Evento começará na próxima segunda-feira

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) participará do Porto & Mar - Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, que será realizado nas próximas segunda e terça-feira, em Santos. A chefe do Departamento de Desestatização e Estruturação de Projetos Federais da instituição de fomento, Fernanda Guimarães Cotta e Silva, será uma das debatedoras do painel Modelo de Gestão: A nova Autoridade Portuária, programa do para as 9h do dia 25.

O evento, uma realização do Grupo Tribuna, acontecerá no Hotel Sheraton (Rua Guaiaó, 70, no bairro Aparecida), em Santos. As atividades terão início na segunda-feira com a cerimônia de abertura, que contará com a presença do governador João Doria (PSDB). No dia seguinte, acontecem os debates. Os ingressos estão esgotados.

O seminário reunirá especialistas e autoridades portuárias para debater os planos do Governo Federal para o complexo marítimo santista e o setor portuário nacional, além de projetos de inovação tecnológica.

Painéis

A representante do BNDES, Fernanda Cotta, estará no primeiro painel do seminário, às 9 horas de terça-feira. Será um debate sobre o futuro modelo de gestão da Autoridade Portuária e os planos do Governo Federal para uma possível abertura de capital da empresa.

Ainda serão abordadas as expectativas do mercado para o Porto de Santos, as oportunidades para a iniciativa privada e como será composto o sistema tarifário da estatal que administra o cais santista.

O segundo painel, às 11 horas, discutirá o impacto da inovação tecnológica no cais santista e em suas cadeias de negócios. Os palestrantes vão apresentar suas visões sobre o novo mercado de trabalho, que vai ser constituído com base na modernização de procedimentos. Outro ponto analisado será a adoção de sistemas de automação no cais santista, que tendem a exigir uma mão de obra ainda mais qualificada e eficiente.

O papel das startups também será abordado pelos palestrantes, que vão apontar como essas empresas podem garantir soluções de problemas de gestão e a atração de novos negócios para o setor.

Tecnologia

Às 14 horas, o painel será sobre os planos da Codesp para a concessão da gestão dos acessos ao Porto, através da outorga do sistema rodoviário e do canal de navegação do complexo. Ainda haverá discussão a respeito da malha ferroviária do cais, principalmente os planos de investimento.

O último painel do seminário Porto & Mar, marcado para 16h, vai tratar dos impactos do Acordo de Facilitação do Comércio nos portos brasileiros. A necessidade de uma maior agilidade na liberação das cargas e os desafios e oportunidades da integração de autoridades do setor portuário também estão na lista de pontos a serem debatidos no seminário.

>> Confira a programação do evento

Tudo sobre: