Seguindo o objetivo de preparar cada vez mais os profissionais do Grupo Tribuna para vendas consultivas e multiplataforma, o consultor Flávio Steiner participou do 1º Meetup Marketing e Vendas nesta quinta-feira (14). Ele compartilhou com os departamentos toda sua experiência de combinação de meios, que visa gerar um melhor resultado para o cliente.
Steiner foi diretor nacional de Vendas do Grupo RBS, onde trabalhou por mais de 20 anos, e hoje atua junto às estratégias de grandes empresas, em geração de resultados e criação de valor. De acordo com ele, essa união da televisão, jornal impresso, rádio e internet cria novas e grandes oportunidades de mercado.
"O uso de multimeios é uma coisa que gera valor para os anunciantes, agências, grupos de comunicação e também para o consumidor. Criamos um círculo virtuoso, porque movimenta melhor toda a cadeia econômica que trabalhamos em veículos de comunicação. O Grupo está super alinhado com as tendências do mercado. Está no caminho certo", garante.
Em relação ao conceito de multiplataforma, o consultor explica que muitas pessoas ainda fazem confusão. Ao usar esse termo, os profissionais querem se referir às diversas mídias que existem, às plataformas utilizadas para ter contato com essas mídias e também com as questões de vendas, que estão em processo de evolução.
"É possível nos conectarmos e conversarmos com os consumidores de várias maneiras, fazendo com que eles nem se deem conta de que as coisas estão funcionando ao mesmo tempo. Muitos não percebem que de manhã no rádio escutam uma coisinha, ao folhearem o jornal veem a mesma coisinha, e quando abrem o celular tem mais daquela coisinha. Nosso dia a dia é assim".
Sobre as linguagens usadas, Steiner garante que o mais bonito do conceito multiplataforma é usar a linguagem certa para o público certo, falando do jeito que o consumidor quer. "O bacana é que vai adaptando e, assim, você alcança um melhor resultado. As novas experiências de mídias são maravilhosas e a prova somos nós como consumidores. Temos que abraçar essas novidades".
No início da tarde, o consultor ainda se reuniu com diversos profissionais do mercado publicitário, para explicar como a venda multiplataforma e as novas linguagens ajudam a atingir resultados. Além disso, falou sobre os pequenos empreendedores regionais, que buscam veículos de comunicação para anunciar sua marca.
"Para grupos regionais, como o Grupo Tribuna, os pequenos anunciantes são uma realidade. Agora, os pequenos prestadores de serviços entendem que tem um mundo a disposição deles, com uma empresa que resolve tudo em um único contato, e que tem gente que se coloca para ajudar, não sendo apenas um vendedor de mídia. Essa talvez seja a frase mais importante do dia", finaliza.
Evento
Nesta quarta-feira (13), a abertura do evento contou com a visita do publicitário e Head de Digital, Media e PR na LG Electronics do Brasil, Marco Frade, que falou sobre o novo cenário do mercado e trouxe essa visão multiplataforma, essencial para o momento de integração que vive o Grupo Tribuna.
De acordo com ele, todo trabalho publicitário deve ser feito mirando o comportamento dos consumidores, pois são eles que determinam a utilização e o consumo da mídia, além de terem contato com os diversos veículos de comunicação no momento do dia que considerarem mais adequado.