EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

23 de Agosto de 2019

Cãominhada reúne milhares de pets e seus donos na orla de Santos

14ª edição da tradicional festa ocorreu na avenida da praia, da Rua Alexandre Martins até o Canal 6

A 14ª edição da Cãominhada contou com muita animação neste domingo (14). O evento, marcado para iniciar as 10h, em frente à Rua Alexandre Martins, próximo ao Canal 5, em Santos, começou a reunir milhares de pessoas e seus cãezinhos já a partir das 9h. O destaque foi para a criatividade dos donos, que não pouparam esforços para fantasiar os animais e chamaram muita atenção dos participantes.

Para a alegria de todos, o dia nasceu ensolarado, e a frente fria passou longe, fazendo com que o público pudesse aproveitar o evento pet mais tradicional da região com tranquilidade. E falando em tranquilidade, o clima era de festa na avenida da praia. Dos pequenos até os gigantes, os cachorros confraternizaram e fizeram muitos 'aumigos'.

Para a supervisora de Eventos do Grupo Tribuna, Fernanda Bozzani, é muito gratificante fazer parte da Cãominhada, um evento tão consagrado e que já entrou no calendário da Baixada Santista. "É muito bacana ver a expectativa das pessoas para esse dia. No começo do ano, já começam a perguntar quando vai ser realizado. Antes das 10h já estava lotado, e os cachorros estão se divertindo muito, é o dia deles. Esperamos cerca de 15 a 20 mil pessoas".

Como falado, os donos capricharam na produção dos seus amigos de quatro patas. O Renato e a Marlene Treglia participam todo ano do evento e escolhem temas diferentes a cada edição. Desta vez, os pequenos Joãozinho e Nina se vestiram de caipiras, iguais seus 'pais'. "Faça chuva ou faça sol, estamos sempre aqui. Esperamos muito ansiosos por esse grande dia. Ano passado, eles vieram vestidos de noiva e capitão. Também já vesti a Nina idêntica a mim".

Nina e Joãozinho se vestiram de caipiras (Foto: Mariana Nadaleto/AT)

Teve ainda quem veio de longe só para curtir o evento. A Érika Ferreira trouxe a Matilda de Minas Gerais para se reunir com seus amigos do grupo Bulldog Francês #013. "São cerca de 150 cachorros. Nós combinamos todo ano de nos encontrarmos na Cãominhada e fazemos camisetas para todos. Eu vim só para aproveitar um pouco e tirar uma foto, porque meu voo é daqui a pouco".

Grupo Bulldog Francês #013 (Foto: Mariana Nadaleto/AT)

Já a família Mandarino, formada por Ana, Marcelo e Sarita, também tem muita história para contar. A cachorrinha teve hérnia de disco aos 3 anos, passou por cirurgia, mas não conseguiu reverter o quadro. Por isso, perdeu os movimentos das patas traseiras, mas isso não a impede de prestigiar o evento. "Pegamos um molde na internet e fizemos uma cadeira para ela. Assim, pode ter uma vida estável e feliz. Ela é o amor das nossas vidas e continua uma pentelha, que ama a Cãominhada, ficou uma hora chorando desde a hora que chamei para sair".

Sarita usa cadeirinha de rodas (Foto: Mariana Nadaleto/AT)

Parcerias

Em mais um ano, a TV Tribuna contou com parcerias fundamentais para a realização do evento. Uma delas é a Fórmula Natural, que participou pela primeira vez. Segundo o coordenador de Marketing, René Grespan, a iniciativa é muito bacana, pois envolve o bem-estar dos cachorros, o que é muito importante. Ele ainda explica que a Fórmula Natural busca estimular as pessoas a procurarem informações sobre a alimentação ideal dos pets. "É muito gratificante estar neste evento gigantesco, orientando sobre a alimentação equilibrada e balanceada, faz parte da nossa missão. Estamos distribuindo amostras grátis também na tenda".

René Grespan, coordenador de Marketing da Fórmula Natural (Foto: Mariana Nadaleto/AT)

A afiliada da Rede Globo contou também com o apoio da Universidade São Judas, que montou uma tenda para orientações médicas veterinárias. Para a coordenadora e docente do curso de Medicina Veterinária, Juliana Guimarães, o evento é muito importante para os alunos, que conseguem praticar o que aprenderam, e para a população. "Estamos tirando dúvidas sobre vermifugação, castração e muitas outras. Todo mundo ganha com a Cãominhada. Nossos estudantes praticam e os donos saem mais preparados para cuidar dos cãezinhos".

Juliana Guimarães, docente do curso de Medicina Veterinária (Foto: Mariana Nadaleto/AT)

E mais uma vez, a clínica veterinária Filetti também foi parceira do evento. Para o veterinário Eduardo Filetti, a Cãominhada dá a oportunidade de a clínica oferecer atendimento gratuito e de qualidade para os animais mais carentes. "É uma parceria que começou na primeira edição e vai continuar por muitos anos, com orientações médicas e serviços de corte de unha e limpeza de ouvido".

Veterinário Eduardo Filetti (Foto: Mariana Nadaleto/AT)