EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

20 de Julho de 2019

Falta uma semana para o 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus e prova chega com novidades

Segundo organização, 140 mil copinhos de água usados na hidratação dos atletas serão destinados à reciclagem

Tudo alinhado e definido para o 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus. Faltando uma semana, uma reunião definiu e acertou os últimos detalhes para a largada da segunda maior corrida de rua do País, que reunirá 20 mil atletas em Santos. O encontro na sede do Grupo Tribuna reuniu vários setores envolvidos na organização e estrutura da disputa, como Poder Público, saúde, segurança, montagem e a equipe responsável do evento, discutindo todos os pontos, desde a entrega de kits, largadas à premiação, para a efetivação de uma prova que seja perfeita aos atletas.

Um verdadeiro checklist de todas as atividades realizadas. “Essa é uma prova feita para a Cidade. Nós do Grupo Tribuna simplesmente organizamos. Mas só conseguimos fazer graças a vocês, à competência de vocês. Se não fosse a união de todos, não conseguiríamos realizar essa prova, que cresceu tanto”, agradeceu o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, que recebeu todos os participantes.

“São 20 mil inscritos, além das pessoas que vão assistir nas ruas e que estão envolvidas na organização. Então é um evento muito grande, graças a essa engrenagem que vocês movimentam e conseguimos fazer essa festa maravilhosa do esporte na Cidade de Santos. Os 10 KM são esse sucesso graças a vocês. Por isso eu queria agradecer todos”, ressaltou Marcos.

E uma prova dessa grandeza precisa estar em constante atualização e com movimentos para se reinventar e surpreender os participantes, para continuar sendo o sucesso que é. Para isso, três novidades foram anunciadas para este ano, com destaque a uma nova e importante ação socioambiental para dar destinação correta aos 140 mil copinhos de água distribuídos durante o percurso.

Após cada posto de hidratação (são quatro no percurso e um na chegada), numa parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a ONG Sem Fronteiras, serão instalados dois contentores – um de cada lado – com alvos sinalizados para que os copinhos sejam arremessados. As embalagens que ficarem no chão serão recolhidas pela equipe da Terracom, responsável pela limpeza urbana.

Todo o material será recolhido pela ONG, separado, compactado e enviado para reciclagem. “É fantástico. É um evento que tem a preocupação ambiental e que envolve todos nós”, diz Marcelo Adriano, da Sem Fronteiras – Transformando Vidas, que trabalha com coleta de material reciclável no Centro de Santos, com a separação feita por moradores de rua e dependentes químicos.

O secretário do Meio Ambiente, Marcos Libório, destacou que a parceria com o Grupo Tribuna é importante do ponto de vista educativo, para demonstrar a destinação correta dos recicláveis. “É uma prova tão bonita que a mensagem que precisa ficar é de saúde, envolvimento, dessa festa que é a Cidade”, elogiou o secretário, presente à reunião. “É um trabalho social, onde ajudaremos o meio ambiente e pessoas que atuarão diretamente nesse processo pela ONG”, reforçou Marcos Santini.

“E não queremos parar aí. Queremos seguir todo o processo, saber a destinação final desse material, assim como faremos com os tênis usados que arrecadamos todos os anos na entrega dos kits e doamos ao Fundo Social de Solidariedade. Não vai querer simplesmente entregar, vamos acompanhar a destinação final aos beneficiados. Ver as pessoas usando esses calçados”, complementa o diretor-presidente de A Tribuna.

Além da ação de sustentabilidade com os copinhos, a prova deste ano terá como novidade o pórtico de largada “condizente com a grandiosidade do evento, bem mais bonito”, como Santini descreve. “E teremos relógio para os atletas se orientarem e seremos rigorosos com o horário, como sempre”, reforça.

Outra inovação é que no final da prova, todos os atletas receberão as medalhas no peito, colocadas por staffs da organização. “Antes, entregávamos a medalha no kit de chegada, com frutas, devido ao grande fluxo de pessoas, mas era frio. Assim, entendemos que vamos prestigiar cada participante”, enfatizou Santini.

Durante o encontro realizado na última sexta-feira, todos os envolvidos tiveram voz e puderam tirar dúvidas, dar exemplos e opinar sobre melhorias. “A ideia é sempre melhorar”, comentou a coordenadora do 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus, Fernanda Bozzani. “É a primeira vez que estou à frente da organização e sei a responsabilidade que esse evento traz”, falou.

“A equipe está fazendo com todo o carinho e esperamos alcançar as expectativas, porque essa corrida era conduzida por uma pessoa muito especial, que era o Davidson (Iuspa, falecido esse ano e que por 14 anos esteve no comando da prova) e a estamos fazendo em homenagem a ele e querendo que tudo saia como ele esperaria que fosse”, completou Fernanda. 

Kits

O 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus será realizado no próximo domingo (19), com largada na Rua João Pessoa, no Centro, e chegada na Avenida Vicente de Carvalho, na Praia do Gonzaga, junto à Praça das Bandeiras. A entrega dos kits dos atletas inscritos começa na quinta-feira (16), na Academia Unilus, à rua 28 de setembro, 233, no bairro Macuco, em Santos. A retirada será feita das 12h às 21h, na sexta-feira, e no sábado, das 9h às 18h. No local, os participantes também poderão doar tênis usados que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.