EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

14 de Outubro de 2019

Adilson Dama retorna aos 10 KM Tribuna FM-Unilus

Ex-ultramaratonista sofreu um AVC em 2013 e agora participará no pelotão da igualdade

Adilson Dama retornará aos 10 KM Tribuna FM-Unilus neste domingo (Foto: Reprodução)

Ele já foi um dos principais corredores da Baixada Santista, se dedicou e se destacou nas ultramaratonas, com vitórias internacionais, e agora, no 34º 10 KM Tribuna FM-Unilus, viverá uma experiência especial. Ainda em reabilitação de um AVC Isquêmico, sofrido em 2013, Adilson Dama, voltará à prova, correndo no Pelotão da Igualdade, ajudando a conduzir os triciclos próprios para corridas com os deficientes.

Nos dois últimos anos, ele “namorou” a prova, indo acompanhar a largada e, desta vez, voltará a sentir a emoção de completar o percurso, depois do convite do Projeto Empresto Minhas Pernas. Ainda com dificuldades na fala, mas demonstrando um bom condicionamento físico, ele demonstra animação em estar no ambiente que conviveu e se destacou tantos anos.

“Vai ser um momento de superação, de batalhar para melhorar cada vez mais”, comenta Dama. “É uma prova que tenho ótimas lembranças”, reforça o atleta, que terá o apoio da família, sobretudo da esposa Valéria, e do amigo Ortides Rocha, o Neco, para superar esse novo e importante desafio.

Ele sofreu o AVC em 28 de agosto de 2013 e pouco mais de um ano voltou a correr uma prova, no Campeonato Santista. A ideia era caminhar três quilômetros, mas acabou completando a corrida de 10 km, mostrando seu poder de superação. 

Como atleta, ele garantiu grandes resultados regionais na década de 90 e decidiu se dedicar às ultramaratonas, provas longas, geralmente com 100 km ou mais. A estreia foi em 1998, competindo “em casa”, na Ultramaratona de Cubatão, já garantindo um quarto lugar. No ano seguinte, já estava no Mundial de 100 km, na França, terminando no excelente oitavo lugar, com 6h37min38s. Ainda em 99, foi o segundo numa tradicional prova na Espanha. A primeira vitória na distância foi em 2003, em Portugal.