Tribuna do Leitor - 8 de fevereiro de 2021

Nesta edição, participações de Josemilton de S. e Silva, Fernando Martins Braga, Waldomiro Alves da Silva, Rafael Moia Filho, Condesmar Marcondes de Oliveira Filho, Maria Helena de Lima e Fernanda Pateo

Por: Da Redação  -  08/02/21  -  10:35

Corrupção em evidência


Por que será que nos países onde a direita governa é mais difícil ver, na mídia, o povo reclamando de maus tratos do governo a seu povo, de falta de atenção aos enfermos ou da falta de insumos nos hospitais? Toda vez que o povo cansa dos desmandos dos (des) governos de direita e elegem algum político de esquerda, mesmo fazendo um governo de médio para bom, começam a tramar para derrubá-lo. O principal argumento é a corrupção no governo. Poderia passar anos escrevendo sobre os atos de corrupção desta direita do Brasil. Mas, os exemplos já estão aí, como os milhões gastos em leite condensado e em chicletes.


Josemilton de S. e Silva - Guarujá


Ligação a seco


Com a expansão do nosso porto, se faz necessária uma ligação a seco com o continente. Coisa que já deveria ter sido feita há muito, só tivemos promessas do PSDB que, infelizmente, se transformaram em factoides muito doloridos para os moradores de nossa cidade. Uma hora foi a ponte até com maquete que inviabilizaria o porto; em outra, o túnel que deixou aturdidos tanto os moradores de Santos, como os de Guarujá. Esse túnel, aliás, está atrasado mais de 90 anos, pois, no início do século XX, já teve projeto semelhante do engenheiro Prestes Maia, que seria feito na Ponta da Praia, quando ali não havia ainda moradores.


Fernando Martins Braga - Santos


Sem retorno


Acompanhando o nosso Congresso, notamos que o Brasil possui 27 estados e mais de 500 parlamentares. Quanto dinheiro gasto sem retorno nenhum que poderia ser mais bem utilizado em educação, saúde, segurança e pesquisa. Enquanto isso, o País vai se afundando-se cada vez mais, a cada ano que passa. Até quando?


Waldomiro Alves da Silva - Santos


Aumento de impostos


As receitas despencaram em todas as instâncias de governo, federal, municipais e estaduais. Nós já sabíamos que iria acontecer isso. A surpresa fica por conta das atitudes de João Dória, governador de São Paulo, aumentando alíquotas de diversos impostos na calada da Covid-19, com apoio da Alesp e sua bancada governista. Em um país de 14 milhões de desempregados e outros milhões de subempregados, que não têm a quem recorrer e estão sem receitas, não se poderia aumentar impostos para, comodamente, resolver o problema fiscal. Com isso, Dória pune indistintamente ainda mais a sociedade paulista. Como dizia o economista Adam Smith: nos governos em que há suspeita geral de muito despesa desnecessária e grande malversação da renda pública, a quantidade de impostos é enorme.


Rafael Moia Filho - Bauru


Agradecimento


Agradeço ao dr. Adriano Catapreta e a todos os funcionários da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos pela amabilidade e presteza no atendimento às pessoas, durante a aplicação das vacinas contra a Covid-19. Parabéns!


Condesmar Marcondes de Oliveira Filho - Santos


Irresponsabilidade


Absurdo continuar vendo pessoas conversando em grupos, sem máscaras, colocando a todos em risco. Absurdo também ver pessoas utilizando inadequadamente as máscaras, penduradas apenas em uma orelha, abaixo do queixo ou deixando o nariz de fora. Será possível que não ouçam o noticiário diário a respeito das mortes e do caos nos hospitais? Será possível que acreditem estar acima da mortalidade de todos nós? Aqueles que estão se cuidando desde o início da pandemia, acabam ficando sujeitos a contrair a doença por conta desses irresponsáveis. Sim, porque as pessoas, por mais cuidado que tenham, precisam ir ao supermercado, à farmácia, à feira, ao petshop. Nesses locais, apesar do distanciamento social recomendado, até mesmo por marcações no piso, sempre há risco de contaminação. E depois reclamam do fechamento do comércio e dos bares. Se cada um fizesse o que lhe cabe, estaríamos em situação bem mais confortável.


Maria Helena de Lima - Santos


Discriminação


Divulgado PL da Alesp que concede atendimento preferencial aos doadores de sangue em bancos e supermercados. Só no Brasil existem leis que discriminam os brasileiros. E quanto as pessoas que não podem doar sangue e pagam seus impostos? Ficarão mais tempo na fila? Que vergonha deste país!


Fernanda Pateo - São Vicente


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter