Tribuna do Leitor - 5 de novembro de 2020

Confira as cartas enviadas pelos leitores do Jornal a Tribuna

Por: Da Redação  -  05/11/20  -  16:44

Atenção ao assédio


É preciso estar atento: assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego. Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho, em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e para a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados, associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio coletivo, enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua autoestima.


ISRAEL BERNARDINO DE LIMA - GUARUJÁ


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segunda onda


Enquanto muitos discutem a favor ou contra a vacina, não ouvimos ninguém falar dos cuidados que deveríamos ter com as pessoas que vêm da Europa. Por lá, a segunda onda está se expandindo, com a mutação desse vírus. Não podemos esquecer que o primeiro brasileiro infectado de que se tem notícia veio da Itália. Hoje, é um dos países mais afetados pela segunda onda, como também a França, Espanha, Alemanha, Portugal, Inglaterra e Bélgica. Espanta-me que os nossos governantes desprezem os cuidados médicos e não atentem para isso. 


FERNANDO MARTINS BRAGA - SANTOS


Debate e censura


Como disse Millôr Fernandes, grande jornalista e escritor, "a opinião pública é aquilo que se publica". Nada a estranhar quando falamos da parcialidade, da maneira como a chamada grande mídia exerce a sua preferência ideológica, a escolha de alvos e a seletividade das denúncias. O monopólio das comunicações no Brasil é escandaloso, com um mecanismo de funcionamento destas mídias que impedem a livre circulação de informação e a diversidade de enfoques jornalísticos. A população de Santos espera exercitar livremente a sua cidadania eleitoral, sem mordaças! 


MARCELO MATTOS - SANTOS


Lugar ideal


O lugar de nascimento é uma imposição do destino. Escolher um lugar para viver é de nosso livre arbítrio. De coração, nasci e optei por viver em Coqueiral. Com a revolução moderna, está havendo uma desmetropolização do país. Os pequenos municípios estão em moda. As oportunidades se universalizaram e democratizaram. Digo que o importante na vida é evoluir lenta, mas permanentemente. O poeta Vinicius de Moraes imortalizou a música "Tarde em Itapoã", mas não troco a tarde em Itapoã pelas noites estreladas de minha roça iluminada. Para alguns, o lugar ideal é onde você está bem financeiramente; para outros, é onde você sente bem. Mas, é preciso ter em mente que o mundo moderno está de portas fechadas esperando você fabricar a sua chave. A receita vitoriosa é se preparar para as demandas modernas.


JUAREZ ALVARENGA - MINAS GERAIS


Sem demora


A notícia de que a Infraero prepara o Aeroporto de Guarujá para o ano que vem mostra uma situação inaceitável, a demora de um investimento que terá reflexos positivos para a economia da Região. Mais do que nunca, se faz necessária a conjugação de esforços entre os vários segmentos dos municípios da Região Metropolitana. O interesse é de todos.


URIEL VILLAS BOAS - SANTOS


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter