Tribuna do Leitor - 30 de novembro de 2020

Nesta edição, participações de Aryetsoc da Silva, ONG dos Amigos da Baixada Santista, Israel Bernardino de Lima, João Horácio Caramez e Luiz Vinagre

Por: Da Redação  -  30/11/20  -  14:39

Reajuste elevado


Reportagem de A Tribuna cita que a suspensão do reajuste dos planos de saúde foi determinada em agosto, em função da pandemia, atingindo 20,2 milhões de beneficiários. Cita também que os valores de reajuste, diluídos em 12 parcelas iguais, serão cobrados de janeiro a dezembro e que os boletos deverão indicar o valor da mensalidade e o valor relativo à recomposição. Explica ainda que as operadoras poderão aplicar reajustes mais baixos, mas estão impedidas de aplicar mais altos. Tenho plano corporativo Unimed e sofri reajuste (pago em novembro) de 19%. Claro é que, durante a pandemia, muitos profissionais suspenderam consultas deixando seus pacientes ao Deus dará. Por que um reajuste tão elevado? O que a ANS tem a falar? Parece que se cogita nova elevação a partir de janeiro. Essa elevação desproporcional será para cobrir os gastos da construção do hospital


Aryetsoc da Silva - Santos


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Presença da PM


Infelizmente foram desativados os dois postos da PM que existiam nos dois lados da Ponte Pênsil, deixando a população e os veículos que transitam por ali sem nenhuma segurança pública. É muito importante o retorno da viatura da PM e dos postos, com policiamento 24 horas, para garantir mais proteção e segurança a toda a comunidade.


ONG dos Amigos da Baixada Santista 


Racismo 


Luís Carlos Gomes foi severamente espancado em um supermercado. Segundo a advogada de Luís, três funcionários e um terceirizado foram afastados pelas lesões. Essa parece ser uma história recente, mas o caso aconteceu no ano de 2018, em São Bernardo do Campo. Agora, João Alberto Silveira Freitas foi mais uma vítima. Ele foi espancado e morto por seguranças da mesma rede em Porto Alegre. Os dois casos têm em comum que foram praticados contra pessoas negras e na mesma rede de supermercados. No Dia da Consciência Negra, as redes sociais debateram se existe racismo no Brasil, com pessoas falando que todas as vidas importam, como se não conhecessem realmente a realidade em que vivem. O racismo existe e mata pessoas negras diariamente! Racismo é crime e reconhecer que ele existe é apenas o início para começar a reparar todo o sofrimento causado por séculos de escravidão. "Não basta não ser racista, devemos ser antirracistas".


Israel Bernardino de Lima - Guarujá 


Alma e espirro


O selvagem se confundia quanto à alma nascer junto com o corpo ou ser um agente externo que tomava posse do corpo. A ausência de um pensamento racional, ao lado da perplexidade, explica as inconsistências grosseiras da visão selvagem sobre as almas, os fantasmas e os espíritos. Pensou-se na alma como sendo relacionada ao corpo, como o perfume está para a flor. O selvagem considerava o "espirro" como uma tentativa abortada da alma escapar do corpo. Estando desperto e alerta, o corpo era capaz de frustrar a tentativa feita pela alma de escapar. Posteriormente, o espirro foi sempre acompanhado por alguma expressão religiosa, tal como " Deus o abençoe". Hoje, sabemos que o espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de agentes que causam irritação. Por essa razão é desnecessário dizermos saúde quando alguém espirra. 


João Horácio Caramez - Santos 


Em alta


Impressionante a postura de diversos cidadãos contra o Governo e contra o presidente Bolsonaro. Sou crítico e tenho o bom senso de perceber que algumas colocações dele podem estar fora do contexto. No entanto, em uma análise fria e sem rancor dos que perderam a eleição de 2018, nosso País está bem melhor com a honradez dos membros do Governo porque embora muitos procurem, não encontram um caso de corrupção. Aliás, acho que esses críticos mordazes devem estar com saudade dos desgovernos anteriores. Por favor, deixem o Governo trabalhar em Paz, esperem e se preparem para 2022. Mas não esqueçam que, atualmente, o apoio do verdadeiro povo brasileiro ao presidente está em alta. Além de tudo, a defesa da soberania do Brasil é de um patriotismo ímpar e a devoção à família nunca foi tão enaltecida.


Luiz Vinagre - Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter