Tribuna do leitor - 3 de setembro de 2020

Na edição desta quinta-feira (3), participações de Alcindo Gonçalves, Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos, Joaquim Carlos del Bosco Amaral e Wagner Fernandes Guardia

Por: Da Redação  -  03/09/20  -  10:43

Esclarecimento


Em relação à carta do sr. Octavio Moraes Junior, com o título “Aquecimento”, publicada em 2/9, cabe esclarecer que, de fato, houve pequeno equívoco em meu artigo "Insensíveis à ameaça climática", na Tribuna Livre de 30/8. Segundo o livro "A terra inabitável - uma história do futuro", de David Wallace-Wells (citado no artigo), na página 85 (Ed. Companhia das Letras), o manto de gelo da Groenlândia poderá atingir o ponto de virada com 1,2o C de aquecimento global (já estamos com 1,1o C). Assim, o derretimento deste manto de gelo, em longo prazo, elevaria o nível do mar em seis metros (e não sete, como mencionei), submergindo grandes cidades litorâneas. Na realidade, o manto de gelo da Groenlândia está perdendo quase 1 bilhão de toneladas de gelo a cada dia que passa, o que confirma os riscos. Esses dados estão baseados em estudos científicos relacionados no livro, que foi considerado pela prestigiada revista The Economist um dos melhores de 2019 na categoria Ciência e Tecnologia.
Alcindo Gonçalves - Santos


Resposta


Em resposta ao leitor Anacleto Serafim de Almeida Filho, a Prefeitura de Santos esclarece que, desde 22 de junho, foi liberada a prática de atividades físicas e esportivas individuais na faixa de areia e calçadão da orla santista. Por enquanto, os dados epidemiológicos da Baixada Santista monitorados pelo Plano São Paulo, do Governo do Estado, não possibilitam a permissão do retorno da prática de esportes coletivos na faixa de areia, entre eles o tamboréu. De acordo com a fase 3 (amarela) do plano estadual, as academias, bares e restaurantes podem funcionar na Cidade sob regras sanitárias. Já os ambulantes com permissão para atuar na praia tiveram autorização para voltar a trabalhar a partir do último sábado (29), também de acordo com normas sanitárias. Durante o período em que permaneceram impedidos de trabalhar, todos os ambulantes foram assistidos com kits de cestas básicas doados pela Prefeitura.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos


Novo cenário


A Tribuna apresenta um panorama interessante sobre as eleições. Pela primeira vez, em 36 anos, as eleições à prefeito de Santos não terão prefeitos, ex-prefeitos ou deputados como candidatos. Diferente, como tudo que estamos vivendo em 2020, assistimos aos pré-candidatos mais bem avaliados renunciarem as suas pré-candidaturas, aparentemente para apoiar o candidato do atual prefeito. Iremos também, após 28 anos, deixar de ter uma candidata do sexo feminino, apesar de uma atuante vereadora, muito bem avaliada e aparentemente com chances reais de deslanchar, ter sido impedida de ser candidata ao Executivo santista por seu partido. Porém, esse prestigioso jornal nos apresenta uma lista com mais de quinze pré-candidatos, alguns deles muito competentes nas funções em que atuam, o que me anima, com a certeza de que não teremos candidatura única. Resta aos eleitores, como eu, que votarei mesmo não sendo mais obrigado, acompanhar os candidatos nos debates, votando ao final no que acharem o melhor para administrar a nossa Santos. Por fim, sugiro que todos evitem o efeito “manada”, deixando de lado os efeitos visuais dos programas eleitorais e a indústria de fake news, depositando seu voto, principalmente no primeiro turno, no candidato que considerem o mais preparado e competente, independente das eventuais condições de vitória, pois a melhor pesquisa é o próprio resultado das urnas.
Joaquim Carlos del Bosco Amaral - Santos


Bayern de Munique


Ninguém é seis vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa por acaso. Existe diferença entre injetar e investir o dinheiro. Entre criar imagem e planejar e desenvolver um trabalho sério, que chegue ao sucesso. Parabéns, Bayern de Munique pelo título! Equipe que não tem estrela, que só aparece em tempo bom e que serve de referência para dancinha. Mas equipe que é uma forte constelação e, como nas navegações, serve de referência para se chegar ao destino com sucesso!
Wagner Fernandes Guardia - São Vicente


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter