Tribuna do leitor - 28 de setembro de 2020

Na edição desta segunda-feira (28), participações de Fernando Martins Braga, Raul Cesar dos Santos, Arnaldo Luiz Correa e Sérgio Bonavides

Por: Da Redação  -  28/09/20  -  12:45

Planejaro futuro


Hoje, estamos num momento crucial para a humanidade. O aquecimento global está mudando o clima, o derretimento da calota polar, dos Andes, dos Alpes e dos outros locais mais frios em todos os continentes. Os furacões que a cada momento mais se intensificam. Em nosso país, este que até agora era um fenômeno raro, agora se tornou comum, com as graves consequências conhecidas dele advindas. A Força Nacional deveria ter uma unidade para o combate rápido a incêndios, com aviões com flutuadores ou não, que poderiam mais facilmente atingir pontos inacessíveis por terra. Os aviões já existem, os dos traficantes apreendidos. Junto com helicópteros, seriam de enorme valia neste momento tão grave para o país. Carros e caminhões elétricos logo serão mais comuns. Logo as baterias de lítio serão muito utilizadas nesses veículos, pois a Tesla, a maior fabricante delas, já baixou bem os custos dos seus veículos. É hora portanto de começar a dar mais atenção a esse assunto. Energias renováveis como a eólica e a de fotovoltaica necessitam de armazenamento, que pode ser feito em baterias de lítio. As maiores reservas desse mineral estratégico estão na América do Sul, Bolívia e depois no Brasil. São coisas assim que devem ser pensadas, executadas.
Fernando Martins Braga - Santos


Rádio


Na semana passada, em comemoração à semana do rádio, as TVs relembraram e elogiaram radialistas, mas até agora não ouvi referências sobre o ícone do rádio: Helio Ribeiro, e dois ícones santistas, Hernani Franco e Nelson Machado. Realmente a memória brasileira deixa muito a desejar.
Raul Cesar dos Santos - Santos


Sadao Nakai


É muito triste ver o vereador Sadao Nakai se despedir da vida pública, deixando a Câmara de Santos após três mandatos. Numa cidade carente de políticos preocupados com a rés pública, o nobre vereador deve ter se cansado de lutar sozinho contra os feudos que dominam a cidade de Santos. Para piorar o nosso sofrimento, a pesquisa divulgada pelo IPAT aponta a velha política nas primeiras posições. Lula elegeu um poste chamado Dilma, Maluf elegeu um poste chamado Pita. Vamos orar para que nossa cidade não tenha a mesma sina. O Grupo <FI5>Tribuna</FI>, nos debates entre os candidatos, poderia lançar uma pergunta a eles que é de grande interesse a todos os eleitores e pagadores de impostos da cidade. Quantos funcionários tem a prefeitura? Pelo portal Transparência Santos, a cidade tem um funcionário para cada 20 pagadores de impostos (população economicamente ativa) em Santos. Em São Paulo, a proporção é de 1 para 100. Como pode uma cidade do tamanho de Santos ter mais de 500 funcionários comissionados com salário médio de R$ 10.000 por mês, quase o dobro da média dos funcionários públicos municipais? O que faz essa gente? Entra governo e sai governo, são as mesmas caras ocupando posições diferentes. Precisamos de candidatos que assumam o compromisso de cortar despesas, diminuir o número de vereadores na câmara, para sobrar mais dinheiro para o que realmente interessa. Não precisa de tanta gente para dar nomes de rua ou fazer homenagens bizarras que não trazem nada de proveitoso ao munícipe. Chega de blá-blá-blá e oba-oba, já estamos cheios.
Arnaldo Luiz Correa - Santos


Eleiçõesmunicipais


As eleições estão chegando, então devemos começar a contagem regressiva. Em 2020, será realizada dia 15 de novembro. É fundamental que os eleitores residentes na Baixada Santista se sintam envolvidos nas transformações de que tanto necessitamos. É um dia para o eleitor manifestar a sua preferência e escolher livremente aqueles que serão os seus legítimos representantes. Imperioso destacar a importância pela opção e escolha criteriosa daqueles que serão concorrentes tanto para as Câmaras Municipais, quanto para as Prefeituras. Os votos nulos, em branco ou o seu não comparecimento às urnas representam a “revolta” contra o sistema político existente. É até natural que uma grande maioria esteja refletindo, meditando e pensando em invalidar o seu voto. Entretanto, os direitos e os deveres de um cidadão devem andar juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente na obrigação de um outro cidadão. E quem anula ou invalida o seu voto estará passando a responsabilidade para uma outra pessoa escolher quem serão os governantes para os próximos quatro anos. Com coragem, esperança e alegria participe das eleições de 2020, exercendo a sua cidadania com civilidade, pois ninguém pode lhe emudecer ou silenciar. O seu voto é poderoso, e por isso faça a sua opção. E escolha os candidatos da Região Metropolitana da Baixada Santista. Juntos, estamos sendo desafiados a eleger os melhores concorrentes. Assuma o seu compromisso com a democracia!
Sérgio Bonavides - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter