Tribuna do leitor - 25 de setembro de 2020

Na edição desta sexta-feira (25), participações de Ellen Cassia Mendes Hernandez, Renato Fraga Alves Pinto, Wagner Fernandes Guardia, Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos e Luciano Claro Lousada

Por: Da Redação  -  25/09/20  -  10:51

Ensino a distância


Admirável o artigo da Dra. Denise Peres Martins Rezende. Como professora e enfrentando os problemas do ensino à distância para crianças e adolescentes, fiquei surpresa de alguém lembrar que os professores ainda existem. Nós quase nos acostumamos a ser alguma coisa descartável. Num país como o nosso, temos a sensação de estar atrapalhando, quando queremos ajudar. Obrigada, Dra Denise. Pensei que estava pregando no deserto. Quem sabe nem tudo está perdido.
Ellen Cassia Mendes Hernandez - Santos


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Mídias sociais


Na edição de A Tribunade 19/09, sábado, o jovem e brilhante articulista Michel Carvalho apresentou a matéria no caderno Cidades com o título “A captura da atenção”, que talvez muitos não puderam ler, avaliar a profundidade e a diferença entre dar notícias versus fornecer conteúdo, que A Tribunatem tanto se esforçado. Ali o articulista cita o documentário "O Dilema das Redes". Se aprofunda no submundo das mídias sociais e discute o vício que provocam no comportamento das pessoas em todo o planeta. O artigo foi super bem resumido. O documentário é imperdível. Traz depoimentos de ex-designers, ex-CEOs, pessoas de peso na área da Web e psicólogos entre outros, mostrando como a monetização das redes sociais captura e escraviza nossas mentes, nos induzindo a conclusões perigosas, não baseadas em nossa análise, e sim por sermos fisgados na armadilha dos "filtros bolha" das redes. Ao final, a conclusão: como as redes sociais podem corroer a democracia, influindo em processos eleitorais, criando a polarização e a propagação de fake news. Documentário imperdível. Matéria do Michel, irretocável.
Renato Fraga Alves Pinto - Santos


Discurso na ONU


No Brasil existe uma relação que impera há anos: manipulador e manipulados. E essa triste realidade somente ajudar a aumentar a nossa vergonha diante de um discurso infundado na ONU. Os manipuladores são tão ignorantes que esquecem que há vida inteligente no país e também, em maior proporção, na comunidade internacional.
Wagner Fernandes Guardia - São Vicente


Calçadas


Em atenção à carta de Solange Ruas, (Calçadas), a Prefeitura informa que já implantou mais de 68 km de passeios no padrão Calçada para Todos em reurbanizações por 20 bairros, visando oferecer segurança, conforto e acessibilidade aos pedestres. O novo padrão avança com as obras dos 18 km de corredores de ônibus da remodelação viária da entrada da Cidade, na Zona Noroeste, Área Central Histórica e Morros, e também em obras no Gonzaga. A lei estabelece que a construção de passeios particulares seja executada no novo padrão, assim como reparos em áreas que abrangem mais de 30% da calçada e a fiscalização municipal trabalha para que a lei seja cumprida. No entanto, consertos menores podem ser feitos no antigo padrão. Por isso a estimativa é de que os passeios padronizados em concreto desempenado levem cerca de 10 anos para atingir todas as ruas da cidade.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santos


Imigrantes


Não saberia dizer das dezenas ou quiçá centenas de ações, abaixo assinados, reuniões sobre a discussão do uso da Pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Esta tradicional e democrática coluna do leitor foi caminho para elucubrações de leitores deste centenário jornal sobre o tema. No matutino do dia 19/09 mais uma vez tivemos a oportunidade de ler uma manifestação de leitor, que de modo claro, direto e objetivo traduz a nossa real insatisfação, desapreço, irresponsabilidade daqueles que há anos comandam cargos diretivos dessa concessionária (Ecovias). Inacreditável, ultrajante que esses senhores, responsáveis pela construção da citada rodovia, há anos vêm afirmar que a mesma não se presta a descida de ônibus e vans. Isto posto, tomamos conhecimento que os deputados eleitos pela região estiveram reunidos com os dirigentes da Ecovias, cujo resultado e pelo entendido foi decidido uma vez mais testes de frenagem. Queremos ouvir dos senhores representantes do povo quando V.Sas. finalmente trarão gratas e felizes notícias sobre a tal liberação.
Luciano Claro Lousada - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter