Tribuna do Leitor - 24 de agosto de 2020

Na edição desta segunda-feira (24), participações de Fernando Martins Braga, Gilson Leite da Silva, Marcelo de Mattos e Patrick Georges

Por: Da Redação  -  24/08/20  -  20:10

Incêndios florestais


Penso que a Polícia Federal acaba de dar uma enorme contribuição para a solução desse problema com a frota aérea que foi apreendida, entre aviões e helicópteros. Com a ajuda de uma justiça mais rápida, esses meios seriam muito mais eficientes para combater o fogo em terra e para ajudar as equipes que fazem esse trabalho. Os aviões, adaptados com flutuadores, poderiam facilmente se abastecer de água em rios, pântanos ou represas. Admiro-me muito que, até ao momento, os empresários do agronegócio não tenham pensado nessa solução, fazendo o governo ver que a falta de empenho nesse setor traz enorme prejuízo. Na Europa e em Portugal, existem empresas especializadas nesse tipo de combate às chamas. Um piloto de helicóptero santista vai todo ano a Portugal, para combater incêndios, que, muitas vezes, são criminosos, como acontece por aqui.


Fernando Martins Braga - Santos


Società Italiana Di Santos


Em agosto, comemoram-se os 123 anos da Società Italiana di Santos, uma das mais longevas instituições santistas, em plena atividade atualmente, e que surgiu com caráter beneficente, para auxílio aos italianos fugidos da extrema pobreza e das guerras na Europa. A sede da Avenida Ana Costa, renovada nos anos 90, é exemplo de que a sobrevivência dos clubes sociais, no mundo inteiro, tem sido com uso de menos espaço físico, em formato compacto com maior foco em atividades educativas e culturais. Isso acontece porque as atividades esportivas são praticadas em parte nos condomínios e os encontros sociais, restritos com a pandemia, estão mais interativos via internet. O Clube XV de Santos também foi um dos pioneiros em modernizar sua sede, porém de forma mal sucedida, resultando no recente leilão do imóvel. Um dos caminhos de sobrevivência para o XV seria a fusão com outro clube da Cidade, assim como o atual Clube dos Ingleses & Caiçara, de forma que a sua centenária bagagem histórico-cultural fosse preservada.


Gilson Leite da Silva - São Paulo


Pão e Livros


"Livros! Livros! Aqui está uma palavra mágica que equivale a dizer amor, amor; e que deveriam pedir ao povo como pedem pão" (Garcia Lorca). As diversas formas de aniquilamento da arte, cultura, educação visam não apenas o fim do conhecimento, mas também da consciência crítica, da cidadania e das liberdades democráticas. A reforma tributária do governo Bolsonaro prevê a taxação de 12% sobre livros, com o fim da sua isenção, enquanto seriam cobrados apenas 5,9% dos bancos e das financeiras A proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, realça o descompromisso e as investidas do governo contra a Cultura, cuja pasta foi extinta, e contra a Educação, transformada em cenário de fundamentalismo medieval. Além disso, propõe aumentar em 48,8% o orçamento do Ministério da Defesa, enquanto a Educação sofrerá uma redução em 18% dos investimentos. Não só de pão vive o homem, mas também de livros... e de liberdade! 


Marcelo de Mattos - Santos


Tempestade


E de repente vem uma tempestade em sua vida. O medo e a incerteza roubam seu sono. Minutos infindáveis imaginando o pior. Trovões e raios invadem a madrugada. Como diz o velho ditado, a dúvida gera as insônias mais cruéis. De repente, sem qualquer aviso, as gotas de chuva começam a diminuir, o vento se acalma e o silêncio volta a reinar. Quando acorda, com o sol da manhã, sequer se lembra das angústias da noite. Criatura humana de pouca fé, presa no momento presente. Permanece acreditando que a felicidade depende apenas de tesouros que o tempo deteriora e as traças corroem. Continua sofrendo por problemas passageiros, como a tempestade da noite, que por mais estragos que possa fazer, sempre passa e tem sua indiscutível utilidade.


Patrick Georges - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter