Tribuna do Leitor - 21 de julho de 2021

Na edição desta terça-feira (21), participações de Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos, Pedro dos Santos Neto, Gastão A. Soares, Sandra Regina Martins, Edison José de Aguiar e Marcelo de Mattos

Por: Da Redação  -  21/07/20  -  16:37

Empresa orientada


Em resposta à carta de Regina Márcia Ribeiro Fré, a Prefeitura de Santos informa que o Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças, intimou a Clínica Mult Imagem por descumprimento do inciso III, artigo 5°, do Decreto 8980/2020, e do anexo de protocolo sanitário vigente. A empresa foi orientada para a redução do atendimento em 20% da sua capacidade e para evitar aglomerações, sob pena de multa.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos


Sem vantagem


Li atentamente a reclamação do sr. Paulo Roberto F. Rodrigues e devo dizer que as pessoas que criam essas propagandas, no caso a da CEF, o fazem de forma a convencer suas vítimas de que tal facilidade é vantajosa para elas. Fica provado que não. Caso a propaganda fosse verdadeira, não alcançaria muita adesão. Se explicassem que, fazendo os jogos pela internet, os ganhadores terão de ir até uma agência para receber o prêmio, muita gente deixaria de utilizar o canal eletrônico. E se esse aviso existe no site, deve estar em letras bem miúdas. Assim, também fazem as operadoras de telecomunicações. Em suas propagandas, oferecem muitas facilidades e vantagens, mas, em nenhum momento, ensinam como cancelar a assinatura. Paciência. Quando voltarmos a ter um governo, vamos mudar tudo isso.
Pedro dos Santos Neto - Santos


Barulho excessivo 


Sobre a reclamação do sr. Ademir de Abreu Serrão em relação ao barulho das motos, eu pergunto por que as autoridades municipais de trânsito não tomam uma atitude para impedir o barulho, de dia e à noite, de carros e motos com escapamento modificado? O limite de ruído, segundo a legislação vigente, não é de até 65 decibéis durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22 às 7 horas? É só andar pelas ruas de Praia Grande para constatar a passagem de veículos que fazem muito barulho, bem além dos decibéis permitidos. Vamos arrumar esta bagunça? 
Gastão A. Soares - Praia Grande


Medicação em falta


Meu filho precisa tomar diariamente o medicamento Carbolitium, fornecido pelo Núcleo de Atenção Psicossocial da Ponta da Praia. Mas, de uns meses para cá, o remédio está em falta, sem previsão de quando estará disponível. A receita está feita quando chegamos para pegar o remédio, mas temos que comprar o remédio, que custa em torno de R$ 80,00. Já registrei duas reclamações na Ouvidoria Municipal. Na primeira, pediram para enviar a receita e aguardar 20 dias para obtermos resposta. Nada foi feito. Reclamei novamente, há mais de dois meses, sem retorno também. Meu filho não pode ficar sem essa medicação e não temos condições de comprá-la. Penso em quantas outras pessoas estão na mesma situação. Sei que a grande preocupação atual é a Covid-19, mas não podem esquecer das outras doenças. Ainda mais quando envolve pessoas atendidas pelo NAPS.
Sandra Regina Martins - Santos


Horário inadequado


O objetivo de um interessante estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism analisou o impacto do jantar tardio na saúde de voluntários. Esse estudo concluiu que jantar mais tarde provoca intolerância à glicose, principalmente, em pessoas que dormem mais cedo. Esse efeito pode promover obesidade, se ocorrerem frequentemente.
Edison José de Aguiar - Cubatão


Florestan Fernandes


A sociologia brasileira tem uma expressão humanista e crítica inigualável, revelada pela forma de reflexão teórica e interpretativa da nossa realidade social, inaugurada pelo mestre Florestan Fernandes, que completaria 100 anos, amanhã, dia 22 de julho. A sua formulação analítica projeta uma nova interpretação do Brasil, a partir de inovador pensamento acadêmico. Suas obras foram notáveis, marcando de maneira indelével, a teoria e formação da sociologia brasileira. Como nos ensina o mestre Antonio Cândido, Florestan Fernandes era um grande homem, ou seja, “aquele que descobre quais são as necessidades fundamentais do seu tempo e consagra a elas a sua vida”.
Marcelo de Mattos - Santos


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter