Tribuna do Leitor - 17 de junho de 2020

Na edição desta quarta-feira (17), participaram Dra Maria Cassiano, Boanerges Filho, Obed de Arruda e Elias Junior

Repúdio

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed) repudia veemente as declarações recentes que instigam a população a tentar entrar em hospitais que assistem aos pacientes infectados pela Covid-19 para filmar suas dependências e UTIs. É lamentável que, mais uma vez, essas alegações coloquem em dúvida a ética médica quanto à seriedade e transparência no repasse de indicadores do enfrentamento da pandemia. Pessoas que entram nessas unidades hospitalares estão correndo grande risco de contaminação, além, é claro, de violar a privacidade dos doentes e colocar em risco a integridade das equipes médicas que atuam nesses locais, uma vez que tais atitudes podem estimular conflitos. Já somos obrigados a ver diariamente pessoas descumprindo orientações médicas simples, como o uso de máscaras nas ruas e locais públicos, ao mesmo tempo em que o número de casos confirmados só aumenta. Nós, médicos e profissionais de saúde, estamos nos expondo ao perigo de contaminação para garantir que mais pacientes possam superar a doença, mas é preciso que todos façam sua parte. Assim, o Sindimed apela para que nossos governantes ao invés de colocar em risco a Saúde Pública, tenham o discernimento de garantir não só o respeito à privacidade dos pacientes, como também a preservação da integridade dos profissionais de saúde.

Dra. Maria Cláudia S. Cassiano - Presidente Sindimed

Grandeza feminina

Ouvindo a cantora Violeta Parra em Gracias a la vida, somos presenteados com as palavras “Graças à vida que me deu tanto, sorriso e pranto” e “agradecer o fácil e o difícil” que em nossa vida é oferecido. A canção me faz desejar que as mulheres fortaleçam ainda mais o seu poder, espaço e grandeza. Com sensibilidade, procuram felicidade, prazer e realização pessoal antes e acima de tudo. Procuram manter harmonia nas relações familiares e, entre amigos e amores, espalham paz e alegria a sua volta. Que todos nós olhemos para o presente e deixemos o passado ir. Que dentro de cada um de nós haja tempos de paz. Somos filhos de um homem e uma mulher, em cada um existe o feminino e o masculino, ansiando pelo respeito e harmonia. Com o amadurecimento de nossa capacidade de amar, que se dissolvam as fronteiras que teimam em nos afastar. Não somos inimigos, mas, sim, uma unidade que gera amor.

Boanerges Silva Filho - Santos

Jogos resgatados

Com esta conjuntura adversa, os programas esportivos tiveram que se reinventar. Felizmente, resgataram a história do Futebol, através das Copas do Mundo. Muitos jovens que desconheciam a maneira como aqueles craques tratavam a bola, tiveram a oportunidade de assistir aos jogos. Santos é uma cidade privilegiada por ter vários jogadores, que fizeram parte dos campeonatos, como moradores. É fácil encontrar esses craques em qualquer canto da cidade, solícitos, bem-humorados e apaixonados pelo futebol. Muitas emoções vieram do rádio e de seus mágicos locutores, proporcionando alegria para milhões de brasileiros.

Obed Zelinschi de Arruda - Santos

Saída financeira

Vivemos um dos piores momentos da economia mundial dos últimos 100 anos. O Brasil está inserido neste contexto de maneira muito mais grave porque estávamos começando a sair de uma longa recessão e, agora, nos deparamos com drástico recuo no Produto Interno Bruto. Isso não é novidade e precisamos buscar saídas. O Governo precisa socorrer financeiramente os municípios e deve usar seu poder para impor mudanças urgentes. Precisamos exigir a cobrança de IPVA sobre embarcações de esporte e recreio, de médio ou grande porte, além da cobrança também sobre aeronaves particulares. Da mesma forma, temos que tributar mais os bancos, inclusive com a instituição de imposto sobre grandes fortunas. Por fim, também se faz urgente diminuir a tributação sobre a produção e o consumo e a abertura de linhas de crédito com juros bem mais baixos para as pessoas físicas e jurídicas.

Elias Carneiro Junior - Santos

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.