Tribuna do Leitor - 14 de dezembro de 2020

Nesta edição, participações de Antonio Carlos de Moura, Juan Manuel Villarnobo Filho, Gabriel Esper, Samanta da Silva Tavares, Selma Lara e Eunice Tomé

Por: Da Redação  -  14/12/20  -  16:36

Muito a desejar


Fiquei surpreso ao constatar o aumento na passagem do bondinho do Monte Serrat. Antes da pandemia, custava 20 reais e, agora, custa 22 reais para idoso. Quem tem menos de 60 anos pagará R$ 44,00. Existem muito pontos turísticos no Brasil que até são caros, mas compensam a visita. Mas o Monte Serrat deixa muito a desejar, além da precária recepção aos turistas. O bondinho que saiu dia 8 último, às 8h30, viajou com as portas abertas e sem nenhum colaborador do funicular a bordo. A lanchonete só abriu às 10h10. Quem quis tomar um cafezinho teve que aguardar 20 minutos, para a máquina esquentar. Os católicos que visitam o santuário vão para rezar à Nossa Padroeira; mas os turistas, que vão pela primeira vez, certamente, sentem-se enganados pelo texto da propaganda turística.


Antonio Carlos de Moura - Santos


Sonho realizado


Com recursos oriundos da compensação exigida pelo município para liberação de empreendimentos privados, a Nova Ponta da Praia recebeu a Primeira Companhia do 6° BPM/I, em prédio de 580 m2, na Av. Mário Covas. Sem nenhum centavo de dinheiro público. O benefício engloba ainda os bairros da Aparecida, Embaré, Estuário e Macuco, abrangendo em torno de 120 mil habitantes. O sonho reprimido há mais de 30 anos tornou-se realidade. A Companhia, situada em local estratégico, fará a integração com a comunidade através de um efetivo de 120 policiais, com patrulhamento nas ruas e atendimento na sede por 24 horas ininterruptas. Como cidadão e morador do bairro, agradeço efusivamente.


Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos


Infalibilidade da CET 


A infalibilidade da CET e de outros órgãos coligados no julgamento de recursos de multas causa extrema perplexidade. É correto afirmar que aproximadamente 90% das multas são aplicadas de forma inconteste e, portanto, não deveriam sequer ser objeto de recursos. Porém, existem multas que são aplicadas com total incorreção e que, mesmo demonstrada a falha, jamais são analisadas de forma imparcial. 


Gabriel Esper - Santos


Denunciar sempre


Recentemente, nos deparamos com o caso de Dani Calabreza, que foi assediada pelo diretor do programa em que trabalhava e, corajosamente, denunciou os abusos sofridos. O caso da humorista é um entre tantos que vêm sendo noticiados pela mídia. Graças à união das mulheres, saturadas de situações como essa, os abusos serão cada vez mais denunciados. É de se espantar que essa situação tenha ocorrido com uma mulher, humorista, atriz global. Se ocorreu com ela, que está sempre sob os holofotes, imagine quantas mulheres no nosso Brasil não passam pelo mesmo e, com medo de perderem o emprego, se calam? Ou pior: quantas mulheres que passam por isso e se calam com receio de serem julgadas? O assédio sexual não se confunde com uma cantada ou um elogio, vai muito além disso. O assédio mexe com a dignidade da pessoa assediada. É algo que incomoda e atrapalha a boa-fé no trabalho. Basta! Não dá mais para suportar tamanha atrocidade. Mulheres, não se calem. Vocês não estão mais sozinhas. 


Samanta da Silva Tavares - Guarujá


Trabalho sério


Em nome de Vanessa Ratton e equipe de formação, parabenizo o importante trabalho que vem sendo desenvolvido com seriedade, ampliando o repertório de conhecimento de toda a comunidade de nossa Cidade Educadora. Que esta necessária proposta de formação continue e se amplie cada vez mais, possibilitando reflexões imprescindíveis para todos nos diversos setores de interesse e domínio público. " Sonho que se sonha junto é realidade que começa". Já começou, com certeza!


Selma Lara - Santos


Mais cursos


Sobre artigo publicado na Tribuna Livre, da edição de 10 de dezembro, sob o título de "A escola do Legislativo de Santos", escrito pela profa. Vanessa Ratton, coordenadora da ELC Santos, tenho a dizer que fiz dois desses cursos neste ano de pandemia e foram de grande valia para ampliar conhecimentos sobre a democracia e os processos políticos. Participei dos cursos - Iniciação Política e As Funções do Legislativo, ambos sem qualquer viés partidário e muito elucidativos para um ano de eleições municipais. Acho importante que iniciativas como essa sejam ampliadas, inclusive para a própria classe política, diretamente envolvida no processo. 


Eunice Tomé - Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter